Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

"Todos os direitos das pessoas podem ser referendados"

O deputado do PSD que encabeça a proposta de referendo à coadoção e adoção por casais do mesmo sexo, Hugo Soares, referiu ontem no programa ‘Política Mesmo’, na TV24, que “todos os direitos das pessoas podem ser referendados”, comparando o referendo que está em cima da mesa com o da interrupção voluntária da gravidez. Palavras que deixaram a deputada do PS, Isabel Moreira, em choque.

"Todos os direitos das pessoas podem ser referendados"
Notícias ao Minuto

08:52 - 29/01/14 por Notícias Ao Minuto

Política Hugo Soares

Os deputados Hugo Soares (PSD) e Isabel Moreira (PS) estiveram ontem frente a frente no ‘Política Mesmo’, na TVI24.

Quanto ao referendo, a socialista afirmou que "não se trata de uma matéria relevante para o interesse nacional", pois “não é uma questão que atravessa a sociedade”. “Nós não vamos referendar o interesse da criança, aquilo que nós estamos a fazer é a adiar o interesse de determinadas crianças que pertencem a famílias minoritárias”, adiantou.

Em seguida, o também líder da juventude social-democrata (JSD) sublinhou que “todos os direitos das pessoas podem ser referendados”, explicando: “Quando se referendou a interrupção voluntária da gravidez também era um direito daquelas pessoas que tinham uma decisão, de interromper a gravidez ou não.”

Isabel Moreira revelou indignação, repetindo a primeira frase proferida por Hugo Soares enquanto a escrevia.

Depois do programa, a deputada reagiu no Facebook, ao escrever: “Se ‘todos os direitos das pessoas podem ser referendados’ (Hugo Soares no século XXI), portanto, direitos humanos, fundamentais, legais… Safam-se os animais e as pessoas coletivas? Eu ainda estou em choque.”

A única questão em que os dois deputados mostraram concordância relaciona-se com a decisão do Presidente da República, que enviou a proposta de referendo para o Tribunal Constitucional. A socialista considerou ser "expectável", enquanto o social-democrata disse tê-la encarado "com toda a naturalidade".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório