Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

BE questiona Governo sobre falta de dragagem no porto de Viana do Castelo

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) anunciou hoje que questionou o Governo "sobre a falta de dragagens no porto pesca de Viana do Castelo", na sequência de queixas apresentadas por profissionais do setor.

BE questiona Governo sobre falta de dragagem no porto de Viana do Castelo
Notícias ao Minuto

16:15 - 23/12/20 por Lusa

Política BE

Em comunicado, o partido refere que os deputados Maria Manuel Rola, José Maria Cardoso e Ricardo Vicente enviaram, através da Assembleia da República (AR), uma pergunta ao ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, a questionar se o "Governo averiguou a necessidade de realização de dragagens de manutenção no porto de pesca de Viana do Castelo".

O BE perguntou também quando é que o Governo "prevê realizar as dragagens de manutenção no porto de pesca, caso se confirme a necessidade de desassoreamento".

Os bloquistas querem ainda saber "de que modo serão salvaguardados os valores ambientais daquela faixa litoral durante e após as operações de dragagem".

A pergunta enviada à AR, dá conta de que, em 18 de novembro, os deputados Maria Manuel Rola e José Maria Cardoso mantiveram uma reunião com representantes da Vianapesca, OP -- Cooperativa de Produtores de Peixe de Viana do Castelo, durante a qual "os profissionais da pesca daquela organização de produtores identificaram a necessidade da realização de dragagens de manutenção no porto de pesca".

Segundo os representantes da Vianapesca, as condições de navegabilidade nas entradas e saídas do porto de pesca de Viana do Castelo "têm vindo a deteriorar-se, colocando em risco a segurança dos marítimos", diz o BE.

Além do mais, refere o BE, "o assoreamento do porto de pesca impede aqueles profissionais de sair para o mar em vários dias do ano, nos quais as condições climatéricas são propícias para a sua atividade".

"Esta situação resulta na diminuição dos rendimentos dos pescadores e das suas famílias, e impede a chegada de pescado fresco à lota local com maior frequência", acrescenta.

O BE "entende que o Governo deve averiguar a necessidade da realização de dragagens de manutenção no porto de pesca de Viana do Castelo e atuar de forma célere para resolver os problemas identificados, salvaguardando sempre os valores ambientais daquela faixa litoral".

"Os profissionais da pesca têm o direito de poder exercer a sua atividade em segurança e de poder sair para o mar em dias propícios à atividade piscatória", defendem os deputados bloquistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório