Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Nova estirpe. PSD apela ao Governo que tome medidas rapidamente

Nova estirpe do novo coronavírus é 70% mais contagiosa. Vários países da Europa já suspenderam viagens do Reino Unido este domingo.

Nova estirpe. PSD apela ao Governo que tome medidas rapidamente
Notícias ao Minuto

19:49 - 20/12/20 por Melissa Lopes

Política Covid-19

Na sequência do anúncio feito ontem pelo primeiro-ministro Boris Johnson de uma  nova variante do SARS-CoV-2, e depois de vários países já terem cancelado viagens com o Reino Unido, o PSD apela ao Governo que tome medidas no sentido de salvaguardar a saúde dos portugueses. 

"Importa, por isso, refletir, com caráter de urgência, no sentido de minimizar os riscos de propagação desta mutação em Portugal", defendem os social-democratas, num comunicado emitido ao início da noite deste domingo. 

"Dado que a mobilidade das pessoas entre os dois países se faz por ligação aérea, importa aferir que medidas vai o Governo adotar para controlar os fluxos de pessoas", acrescenta o partido, frisando que "quanto mais tarde esta nova mutação entrar em solo nacional, e pelo menor número de pessoas possível, menores serão os danos na saúde dos portugueses". 

Assinalando que a Bélgica e os Países-Baixos já anunciaram medidas de emergência (entretanto, outros países seguiram o exemplo, como é o caso da Alemanha, Áustria, Itália, Irlanda e Bulgária ), o PSD "aguarda que o Governo aja no mesmo sentido e o mais rapidamente possível". Nesse sentido, o partido "apresentará imediatamente um requerimento no sentido de saber que medidas vai o Governo tomar" perante esta nova variante do vírus que é 70% mais contagiosa. 

Na mesma nota, o partido liderado por Rui Rio alerta que a descoberta desta nova estirpe "é suscetível de impor um esforço adicional aos serviços de saúde e, infelizmente, a produzir efeitos adversos na mortalidade, para além das óbvias consequências económicas e sociais, a menos que se tomem medidas expeditas para travar a disseminação".

Tal como Portugal, em que uma fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros disse hoje à Lusa estar a aguardar por uma posição por parte da UE, a Espanha foi mais longe, e pediu a Bruxelas uma resposta comunitária coordenada para proibir o tráfego aéreo com o Reino Unido, evitando-se uma medida "unilateral".

Entretanto, na tarde deste domingo, o Conselho Europeu anunciou que os Estados-membros da União Europeia (UE) vão reunir-se de emergência amanhã de manhã para discutir a nova variante da Covid-19, visando coordenar as respostas comunitárias. 

As autoridades britânicas alertaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a descoberta da nova variante do SARS-CoV-2, que acelera a sua transmissão até 70%, tendo a entidade apelado aos seus membros na Europa para "reforçarem os controlos".

Embora não haja provas de que a nova estirpe seja mais letal ou que possa ter impacto na eficácia das vacinas desenvolvidas, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, foi forçado a modificar os planos para os movimentos da população britânica no Natal.

Segundo os cientistas britânicos, a nova estirpe parece ser responsável pelo aumento preocupante das infeções em Londres e em vários condados do sudeste e leste da Inglaterra, tendo obrigado a confinar mais de 20 milhões de pessoas.

O número de infeções disparou este domingo no Reino Unido, somando, em apenas 24 horas, quase 36 mil novos casos, a maioria nas zonas onde foi detectada a nova estirpe da do vírus. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório