Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Costa já "pediu desculpa à família de Ihor pela sua tortura e morte?"

A questão é colocada por João Cotrim Figueiredo ao primeiro-ministro.

Costa já "pediu desculpa à família de Ihor pela sua tortura e morte?"
Notícias ao Minuto

19:40 - 10/12/20 por Filipa Matias Pereira

Política Ihor Homeniuk

João Cotrim Figueiredo teceu, esta quinta-feira, duras críticas ao Governo, que acusou de "degradação do conceito de responsabilidade política" na sequência da morte do cidadão ucraniano nas instalações do SEF.

O primeiro-ministro António Costa já "pediu desculpa à família de Ihor pela sua tortura e morte às mãos do Estado?", começou por questionar o líder do Iniciativa Liberal, na rede social Twitter.

Na mesma publicação, o parlamentar questiona ainda se Costa "propôs alguma medida ou reformulação no SEF ou se sequer falou sobre" estes temas.

Até ao momento, constata, "nada" aconteceu.

Recorde-se que Ihor Homeniuk morreu, em março, nas instalações do SEF do aeroporto de Lisboa e três inspetores acabaram por ser acusados no envolvimento na morte.

Em novembro, a diretora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Cristina Gatões Batista, admitiu que a morte de Ihor foi resultado de "uma situação de tortura evidente". E, esta quarta-feira, demitiu-se.

Também nos últimos dias, a continuidade de Eduardo Cabrita no cargo de ministro foi questionada por alguns partidos políticos, mas o governante afastou a possibilidade de se demitir.

Cabrita disse hoje que está de consciência tranquila em relação ao seu mandato, sublinhando que a decisão de se afastar do Governo cabe ao primeiro-ministro.

Leia Também: BE defende que Cabrita não tem "capacidade" para manter a tutela do SEF

Recomendados para si

;
Campo obrigatório