Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 30º

Barroso: "sabática" ou regresso ao plano internacional?

O futuro de Durão Barroso após a saída do cargo de presidente da Comissão Europeia ainda é uma incógnita. Mas, ao que o Expresso apurou, não está nos planos do governante não passam pelas eleições presidenciais. Se não surgir nada no plano internacional, Barroso partirá para um período de “sabática”, como contam os amigos e confidentes.

Barroso: "sabática" ou regresso ao plano internacional?
Notícias ao Minuto

09:49 - 25/01/14 por Notícias Ao Minuto

Política Governante

Voltar à política portuguesa não está nos planos de Durão Barroso. A garantia foi deixada pelo próprio, à TV Estremadura, e confirmada pelo Expresso junto de amigos próximos e confidentes.

Ao que tudo indica, o presidente da Comissão Europeia (CE), pôs de parte a opção de concorrer às eleições presidenciais, devido à intensidade dos últimos 15 anos (como líder da oposição, primeiro-ministro e presidente da CE), ao desgaste político que sofreu pela forma como deixou o País e às más perspetivas dadas pelas sondagens para o partido social-democrata.

De acordo com uma fonte próxima, “foram 15 anos muito duros. É demasiado cedo para os rostos ligados ao desgaste recuperarem e Barroso não quererá correr o risco”.

Ao invés, o governante continua aberto a opções e cargos internacionais, como a presidência do Conselho Europeu, e admite mesmo uma “sabática” da política, caso tal não se concretize.

“Ultimamente, ele diz às pessoas mais próximas que ainda se vão surpreender em Portugal quando o virem fazer uma sabática”, revelou um amigo ao semanário Expresso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório