Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Marisa Matias. "Eu sou a candidata para fazer a campanha contra o medo"

Marisa Matias, eurodeputada do Bloco de Esquerda, oficializou hoje, pela segunda vez na sua carreira política, a candidatura à Presidência da República.

Marisa Matias. "Eu sou a candidata para fazer a campanha contra o medo"
Notícias ao Minuto

17:18 - 09/09/20 por Anabela Sousa Dantas

Política Marisa Matias

a segunda vez que me candidato a Presidente da República e farei toda a campanha assim, a ouvir, a dar voz a gente sem medo, a apoiar a coragem de quem cuida dos outros”, começou por dizer Marisa Matias, depois de elencar o nome de vários profissionais envolvidos na luta contra a pandemia. A plateia era unicamente constituída por profissionais da linha da frente no combate à pandemia e sem figuras do Bloco de Esquerda.

A eurodeputada do Bloco de Esquerda anuncia assim a sua candidatura a Presidente da República, pela segunda vez, depois de ter participado na corrida eleitoral de 2016, tendo ficado em terceiro lugar (10,12%) e alcançado um resultado histórico para o partido.

“Eu sou a candidata para fazer a campanha contra o medo”, disse, descrevendo-se como “socialista, laica e republicana”, preparada para lutar pelas suas ideias “ao lado de quem não desiste de Portugal”.

“E Portugal precisa de uma política socialista, porque é o pequeno emprego, o fim da precariedade e o respeito pelo salário e pela pensão, é essa política que nos deve guiar nos meses mais difíceis do nosso século, o tempo de uma crise que ainda se vai agravar e no dia das eleições ainda estará a fazer vítimas”, acrescentou.

Marisa Matias disse ainda que o país precisa da "laicidade do Estado e do ensino" e "da escola que trata toda a gente com o mesmo respeito", falando no respeito "pelas crianças e pelo seu direito a aprender e crescer nas melhores condições". 

"E Portugal precisa da República, da liberdade e da igualdade que nos torna a todos e todas responsáveis pela nossa gente", acrescentou, sublinhando que fala "da Terra de mulheres e de homens, de crianças e adultos, de brancos e negros, de imigrantes e emigrados, sem discriminações, sem intolerância".

"Sou candidata frente a frente com Marcelo Rebelo de Sousa. É o presidente em funções e sei bem das diferenças com o passado", referiu. Apesar dos caminhos onde se encontra com o atual chefe de Estado, como o apoio aos sem-abrigo ou aos cuidadores informais, a eurodeputada do BE assinalou que discorda de Marcelo "em questões essenciais", pedindo "o voto sobre essa diferença".

Nesta sua segunda corrida a Belém, Marisa Matias afirmou que não aceita a desigualdade e enfrenta-a. "Não terei o voto dos mandatários das fortunas, mas estarei com os jovens trabalhadores que não aceitam empobrecer nesta segunda grande crise das suas vidas", acrescentou.

Até agora, para além de Marisa Matias, estão na corrida às próximas Presidenciais André Ventura (Chega) e a ex-eurodeputada Ana Gomes, que irá fazer o anúncio oficial na quinta-feira, na Casa da Imprensa, em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório