Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

PSD quer divulgação de dados mais detalhados sobre pandemia no país

O PSD recomendou hoje ao Governo a divulgação de dados mais detalhados sobre a pandemia da covid-19 no país, incluindo a discriminação de novos casos e óbitos por freguesia, bairro ou rua "quando a elevada incidência o justifique".

PSD quer divulgação de dados mais detalhados sobre pandemia no país
Notícias ao Minuto

15:34 - 07/08/20 por Lusa

Política Pandemia

Num projeto de resolução entregue hoje na Assembleia da República, o PSD alega que o sucesso inicial do confinamento "não parece acompanhado, nos últimos meses, de uma estratégia de reabertura eficaz e que proteja a saúde pública".

Para o partido é "incontestável" que o sucesso de qualquer estratégia depende da "correção, fiabilidade e suficiência da informação técnica e epidemiológica que em cada momento é disponibilizada".

Tendo em consideração a evolução recente da covid-19 no país, bem como "a alteração do foco que a mesma requer em termos sociogeográficos", sustenta, "importa evoluir para um sistema de informação que promova um exigente mas necessário escrutínio público ao modo de combate à pandemia".

Assim, num projeto assinado pelo vice-presidente da bancada do PSD e médico Ricardo Batista Leite, o PSD recomenda a publicação "atualizada e diária" no 'site' da Direção-Geral da Saúde (DGS) da informação relativa à pandemia, começando pela divulgação de novos casos e distinguindo-os de "forma clara" dos casos suspeitos.

No que concerne à descrição dos novos casos, suspeitos e óbitos, é sugerida a discriminação por sexo, idade, "referência a eventuais comorbilidades", por região de saúde, área metropolitana, concelho ou ainda por freguesia, bairro e rua "quando a elevada incidência o justifique".

O projeto 'laranja' sugere a divulgação do número de doentes internados em hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), incluindo nos cuidados intensivos, identificando as instituições em que se encontram e ainda o número de novos casos inseridos no SINAVE (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica) que estão por confirmar e qual a sua distribuição geográfica.

A publicação da percentagem de novos casos "atribuíveis a surtos" versus casos "fora das cadeias de transmissão", informação sobre curvas epidemiológicas por região de saúde, incluindo indicadores como o grau de transmissibilidade e o número médio de contágios ou as principais vias e locais de transmissão da doença (meio residencial, laboral, social, entre outros), são algumas das sugestões avançadas pela bancada social-democrata.

Por último, o PSD recomenda a divulgação da totalidade de testes realizados, quantos foram repetidos ou pela primeira vez, com a respetiva distribuição geográfica e ainda a evolução da capacidade de internamento de doentes nos hospitais, acompanhada da disponibilidade efetiva de camas do SNS dividida pelos três níveis de cuidados médicos (Básicas, Intermédias ou Intensivas).

Toda a informação referida "deve ainda ser enviada, quinzenalmente, à Assembleia da República", conclui o projeto.

Portugal regista hoje mais três mortos e 290 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quinta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório