Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Casa da Música. Governo pede "informações" sobre trabalhadores precários

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que a ministra da Cultura pediu hoje "informações" sobre o que está a passar-se na Casa da Música, no Porto, onde funcionários com vínculo precário foram dispensados.

Casa da Música. Governo pede "informações" sobre trabalhadores precários

A questão foi levantada pelo deputado do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) José Luís Ferreira no debate quinzenal, no parlamento, que perguntou a António Costa sobre o caso dos funcionários dispensados.

"Recentemente, trabalhadores com vínculo precário na Casa da Música protestaram com toda a legitimidade na defesa dos seus direitos, mas após o protesto foram dispensados", afirmou José Luís Ferreira, que depois perguntou se tinha conhecimento de alguma intervenção da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT).

Na resposta, o chefe do executivo afirmou que a ministra da Cultura, Graça Fonseca, enviou hoje uma carta aos dois representantes do Estado no conselho de administração da Casa da Música "pedindo informações sobre essa realidade".  

Ainda em matéria laboral, o PEV questionou ainda o chefe do executivo sobre os trabalhadores com vínculos precários na RTP que ainda não foram integrados, numa altura em que Governo e RTP fazem um "ping-pong" quanto às responsabilidades.

"E enquanto andamos neste ping-pong os trabalhadores continuam com as suas vidas suspensas", afirmou José Luís Ferreira.

António Costa, mais uma vez, respondeu com números, dizendo que quanto aos trabalhadores em precariedade não resolvidos RTP-Porto "há 43 casos pendentes, dos quais 39 já têm a aprovação de todos os membros do governo" com necessidade de intervir, havendo ainda "quatro que aguardam avaliação final do Ministério das Finanças".

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório