BE pede ao MAI divulgação da auditoria realizada às polícias

O Bloco de Esquerda (BE) pediu hoje ao Ministério da Administração Interna (MAI) para que divulgue a auditoria realizada pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) às forças e serviços de segurança, designada por "cartografia do risco".

Notícia

© Global Imagens

Lusa
28/05/2020 18:08 ‧ 28/05/2020 por Lusa

Política

Polícias

Num requerimento, a que a agência Lusa teve acesso, o BE sublinha que já passaram 14 meses da sua conclusão e o Governo ainda não disponibilizou o relatório, nem implementou qualquer medida.

De acordo com o BE, a auditoria às forças e serviços de segurança foi realizada durante quatro anos por iniciativa da ex-inspetora-geral Margarida Blasco com o objetivo de identificar "os principais problemas, falhas e necessidades" das polícias.

Esta "cartografia do risco" denunciava "falhas cruciais na formação dos elementos das forças e serviços de segurança, falha de preparação dos polícias em diferentes contextos sociais, falta de efetivos e sua deficiente distribuição, entre outras", refere o BE, citando notícias da altura em que foi elaborada a auditoria.

Segundo o Bloco de Esquerda, o documento continha diversas propostas para melhorar a ação policial, sobretudo no que respeita à formação dos agentes da PSP e dos militares da GNR em matéria de direitos humanos, assim como a criação de um grupo de trabalho para realização de um estudo multidisciplinar.

O Bloco de Esquerda recorda que em dezembro de 2019 já tinha solicitado ao MAI o envio do relatório da autoria da IGAI e na altura tinham passado nove meses da sua elaboração, tendo o gabinete de Eduardo Cabrita respondido que o processo se encontrava em fase de conclusão e devia "a breve trecho obter despacho" do ministro.

O BE considera importante que a Assembleia da República tenha "um conhecimento integral e detalhado dessa auditoria", devendo o Governo publicar ou disponibilizar o relatório.

Nesse sentido, o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda requereu ao MAI o envio do relatório da auditoria realizada às forças e serviços de segurança pela IGAI.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas