BE questiona Governo sobre "falhas" junto a pedreiras do Minho

O Bloco de Esquerda (BE) questionou o ministro do Ambiente sobre "falhas de segurança" em caminhos públicos na envolvente de pedreiras situadas no concelho de Viana do Castelo, capital do Alto Minho e de Barcelos, no distrito de Braga.

marmore, pedreira

© iStock

Lusa
09/04/2020 18:40 ‧ 09/04/2020 por Lusa

Política

BE

 

Numa pergunta a que a agência Lusa teve acesso, o deputado do BE, José Maria Cardoso, explicou que "as áreas de extração de caulino concessionadas pelo Estado à empresa Motamineral - Minerais Industriais SA constituem um perigo iminente para a segurança de pessoas e animais que circulam nos caminhos florestais que circundam e atravessam aquelas áreas".

"Situadas na confluência das freguesias de Alvarães, Vila de Punhe e União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, concelho de Viana do Castelo, e freguesia de Fragoso, concelho de Barcelos, as pedreiras de caulino atingem dezenas de metros de profundidade, encontrando-se algumas delas cobertas de água", especifica o BE no requerimento enviado, na quarta-feira, a João Pedro Matos Fernandes.

Segundo aquele deputado, a "falta de sinalização nas áreas de aproximação aos trabalhos das pedreiras, bem como a total ausência de vedação e proteção junto ao limite superior das áreas de escavação circundadas e atravessadas por caminhos florestais, constitui uma séria ameaça à segurança das pessoas que utilizam aqueles caminhos".

"Diariamente, dezenas de pessoas circulam a pé, de bicicleta, automóvel ou motociclo, por motivos lúdicos ou para se deslocarem até às áreas agrícolas, apícolas ou zonas residenciais que existem nas imediações", sustentou.

Para o Bloco de Esquerda é "urgente solucionar as falhas de segurança existentes, conforme previsto na lei, designadamente nas áreas de aproximação às pedreiras, bem como nos caminhos florestais que as circundam e atravessam, de forma a salvaguardar a segurança das pessoas e animais que circulam no local".

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda quer saber "se o Governo tem conhecimento daquela situação, se as entidades competentes realizaram ações inspetivas à área de exploração mineira e que medidas estão previstas para salvaguardar a segurança de pessoas e animais que circulam nos caminhos florestais que circundam e atravessam a área de pedreiras".

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas