Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 19º

Adão Silva acusa PS de "chantagem e sacanagem" no parlamento

O deputado social-democrata Adão Silva acusou hoje o PS de estar a comportar-se no parlamento "numa lógica verdadeiramente de chantagem e sacanagem", sobretudo durante o debate orçamental, garantindo que o PSD pode contar com seu grupo parlamentar.

Adão Silva acusa PS de "chantagem e sacanagem" no parlamento
Notícias ao Minuto

00:14 - 09/02/20 por Lusa

Política PSD/Congresso

"No grupo parlamentar queremos ser autênticos e credíveis porque quando chegar o momento -- e vai chegar porventura mais breve do que se possa pensar - de haver novas eleições legislativas, nós temos que estar disponíveis para ajudar este grande partido a ser novamente Governo com Rui Rio a ser o futuro primeiro-ministro de Portugal", disse Adão Silva numa intervenção no 38.º Congresso do PSD após a pausa do jantar, que começou mais tarde do que o previsto e apenas após o final do jogo entre o FC Porto e o Benfica.

Nos últimos tempos, na perspetiva de Adão Silva, têm-se constatado que "no parlamento, o PS, sobretudo nestes tempos de orçamento, se tem comportado numa lógica verdadeiramente de chantagem e sacanagem".

"Exercícios de chantagem e exercício em que os antigos aliados se vão sacaneando. Este não é o nosso caminho. O nosso caminho é o da credibilidade", criticou.

Adão Silva destacou a necessidade do partido em apostar nas eleições autárquicas já que "o PSD é um partido que nasceu debaixo para cima".

"Nós precisamos de reencontrar essa força genética, genuína do princípio do PSD", defendeu.

Sobre o grupo parlamentar, o deputado manifestou o orgulho de ter o presidente do partido, Rui Rio, entre os eleitos.

"79 deputados. Somos a montra do nosso partido, somos aqueles que representamos no órgão de soberania aquilo que é a nossa dinâmica mais importante, porventura, a níveis de órgão do partido. Por isso quero dizer que o partido pode contar com os 79 deputados", disse.

Antes, o delegado Manuel Amorim tinha subido ao púlpito com um conselho pouco habitual nas hostes sociais-democratas.

"Doutor Rui Rio, que pena não ter conseguido baixar o IVA da eletricidade, que pena. Mas não se perdeu tudo: ficou uma coisa ainda mais importante que foi o link que o senhor conseguiu criar com o Bloco de Esquerda", defendeu.

Para este militante do PSD, é preciso não ter ilusões uma vez que "só a esquerda votando com o PSD irá permitir que este Governo caia".

"E, portanto, doutor Rui Rio, se me permite este humilde conselho, eu acho que o senhor deve aprofundar essa ligação que fez e encetar as negociações para fazer uma regionalização à sua medida, baratinha, com tempo, não é para esta legislatura", sugeriu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório