Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

"Rio venceu, mas não convenceu, Montenegro perdeu, mas caiu de pé"

Joaquim Jorge acredita que as diretas do passado sábado do PSD "vão proporcionar paz", "mas será uma paz podre".

"Rio venceu, mas não convenceu, Montenegro perdeu, mas caiu de pé"
Notícias ao Minuto

16:48 - 20/01/20 por Filipa Matias Pereira

Política Joaquim Jorge

Rui Rio saiu vitorioso, este sábado, da segunda volta das diretas do PSD. Mas, acredita Joaquim Jorge, se "Sá Carneiro se pudesse levantar do túmulo e assistisse ao que se passa atualmente no partido, diria: O PSD está na mesma!".

Na base da afirmação do fundador do antigo Clube dos Pensadores estão as "diferenças entre fações e o ódio corrosivo" que são "permanentes. Há um clima de confrontação política, o PSD esgota as suas energias em lutas internas e isso provoca uma enorme erosão. Rio venceu, mas não convenceu, Montenegro perdeu, mas caiu de pé".

Ora, advoga ainda o biólogo de formação, "este clima só será suavizado pelo poder". Mas "como o PSD não é poder limita-se a dar umas migalhas para indicar deputados, e a seguir para indicar presidentes e vereadores nas autarquias".

Joaquim Jorge aproveita ainda para recordar que "Sá Carneiro bateu com a porta para uma clarificação no PSD". Porém, comparando com a atualidade, "ninguém bateu com a porta, limitaram-se a dar uns murros na mesa e no PSD venceu o continuismo".

PSD saiu da consulta melhor, mas porventura vai ter que lá voltar porque ainda não está curadoAcredita ainda o fundador do Matosinhos Independente que o "PSD está no divã a resolver a sua crise de identidade" porque, alega, "não sabe se quer ficar mais à Direita ou menos à Direita. O PSD saiu da consulta melhor, mas porventura vai ter que lá voltar porque ainda não está curado".

O partido "já percebeu que não se vislumbra ser governo nos próximos tempos. O PSD não consegue voar sem instruções". Mais ainda. "O PSD está acossado à sua Esquerda e à sua Direita e nada vai ser como antes. O espectro político tem tendência a evoluir e a transformar-se, como a Esquerda se fragmentou, à Direita no futuro vai acontecer o mesmo".

Num texto enviado à redação do Notícias ao Minuto, Joaquim Jorge advoga que "estas eleições diretas vão proporcionar paz no PSD mas será uma paz podre. Haverá críticas e conspiração dissimuladas e de forma sub-reptícia, sem dar a cara. Rui Rio venceu, mas agora tem que convencer".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório