Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Presidente da Concelhia do PSD Porto decide "apoiar Miguel Pinto Luz"

O presidente da Concelhia do PSD Porto, Hugo Neto, revelou hoje que vai apoiar "a título pessoal" Miguel Pinto Luz na corrida à liderança social-democrata, enquanto a estrutura decidiu não indicar sentido de voto.

Presidente da Concelhia do PSD Porto decide "apoiar Miguel Pinto Luz"
Notícias ao Minuto

13:45 - 05/12/19 por Lusa

Política PSD

"Foi uma decisão ponderada, como as decisões importantes tem de ser feitas. Olhando para aquilo que são os desafios que o partido tem pela frente, nomeadamente o desafio autárquico de 2021, a título pessoal, mas com o conhecimento que tenho daquilo que é a realidade do partido, do estado atual do PSD, decidi apoiar Miguel Pinto Luz porque considero que é o candidato melhor preparado e melhor posicionado para agregar o PSD, mobilizar o PSD", afirmou em declarações aos jornalistas à entrada de um almoço de apoiantes no Porto.

Para o dirigente, o partido tem um desafio muito importante pela frente na afirmação local do PSD e dos projetos que pode levar a cabo "em todas as cidades do país", nomeadamente as principais autarquias, "recuperando a força e a energia que o PSD já teve e que deve voltar a ter e a assumir a bem dos portugueses", defendeu.

Questionados pelos jornalistas, Hugo Neto sublinhou que a Comissão Política da Concelhia não tomou nenhuma posição formal de apoio a alguma das candidaturas, e que o apoio declarado por si a Pinto Luz é a título pessoal.

"Nós estamos a seguir o princípio de um militante, um voto e, portanto, à liberdade total para que os vários dirigentes que integram a Comissão Política Concelhia do Porto se posicionem a título pessoal naquilo que é o apoio que entendam ao candidato mais adequado", explicou.

Nas eleições para a liderança do PSD, Miguel Pinto Luz conta ainda com o apoio de vários elementos da Comissão Política Distrital.

Para além do presidente da Concelhia do PSD Porto, também Virgílio Macedo, o antigo presidente da Distrital do PSD Porto apoia o vice-presidente da Câmara de Cascais nas diretas de janeiro onde o candidato vai ainda contar com o apoio de sete membros da Comissão Política Distrital, entre eles o seu secretário-geral, Bruno Carvalho.

O antigo vice-presidente do PSD Marco António Costa é outras das presenças confirmadas neste almoço, no Porto.

O dirigente tinha já declarado o seu apoio a Pinto Luz em meados de novembro, defendo à data que, em 1985, Cavaco Silva também foi um vencedor "improvável e desconhecido".

Estes apoios vão ser anunciados pelo antigo presidente da distrital de Lisboa, estrutura a que presidiu entre 2011 e 2017, durante o almoço hoje no Porto.

Entre os apoiantes de peso está ainda o ex-ministro Miguel Relvas que num vídeo colocado na sua conta da rede social Instagram e partilhada pela candidatura de Pinto Luz, no final de novembro, o antigo secretário-geral do PSD diz acreditar que a candidatura do autarca de Cascais será "uma verdadeira pedrada no charco na política portuguesa".

Miguel Pinto Luz é candidato às eleições diretas do PSD marcadas para 11 de janeiro - com uma eventual segunda volta uma semana depois -, que disputará com o atual presidente do PSD, Rui Rio, e com o antigo líder parlamentar Luís Montenegro.

Já com o presidente do partido escolhido em diretas, o congresso do PSD realiza-se entre 07 e 09 de fevereiro, em Viana do Castelo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório