Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Grupo parlamentar do PSD realiza jantar de Natal dia 18

O grupo parlamentar do PSD realiza em 18 de dezembro o tradicional jantar de Natal com o presidente do partido, Rui Rio, que atualmente é também líder da bancada até ao próximo congresso.

Grupo parlamentar do PSD realiza jantar de Natal dia 18
Notícias ao Minuto

16:28 - 03/12/19 por Lusa

Política PSD

O jantar ocorrerá dois dias depois da data prevista para a entrega da proposta de Orçamento do Estado na Assembleia da República e num período de disputa interna da liderança do PSD.

Rui Rio disputará a presidência do PSD com o antigo líder parlamentar do PSD Luís Montenegro e com o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz, em eleições diretas marcadas para 11 de janeiro, com uma eventual segunda volta uma semana depois.

Este será o segundo jantar de Natal de Rui Rio com os deputados do PSD, mas o primeiro realizado com a nova bancada saída das legislativas de 06 de outubro, cuja escolha já foi da responsabilidade da sua direção.

Há um ano, foi no jantar de Natal com os deputados do PSD que Rui Rio anunciou que o partido iria apresentar um projeto próprio de Lei de Bases da Saúde, diploma que acabou por ser alvo de um consenso à esquerda no final da última legislatura.

Além de atacar a governação na área da saúde, Rio acusou então o executivo de "enganar os portugueses" e de "vender gato por lebre", tendo apontando como exemplos a contagem do tempo de serviço dos professores e a baixa do IVA da eletricidade, que agora deverá voltar a ser debatida no próximo Orçamento do Estado.

Rui Rio já confirmou que o PSD irá apresentar em sede orçamental uma proposta "consentânea" com o compromisso eleitoral do partido de baixar o IVA da eletricidade de 23 para 6%, mas rejeitou que exista qualquer posição concertada com BE e PCP, partidos que também terão iniciativas na matéria.

No jantar de Natal de há um ano, Rio recordou um outro convívio natalício na Assembleia da República, em 2001, poucos dias depois de ter vencido a Câmara do Porto e Pedro Santana Lopes a de Lisboa.

"Que este jantar possa ser a mola impulsionadora para podermos daqui a uns meses ter vitórias não tão estrondosas, mas vitórias reais", desejou, mas tal acabou não acontecer, com o PSD a ficar abaixo dos 22% nas europeias e a alcançar os 27,7% nas legislativas.

No ano passado, Rio recebeu de presente de Natal do seu então líder parlamentar Fernando Negrão uma coletânea dos discursos do fundador do partido Francisco Sá Carneiro e outra dos seus próprios discursos enquanto foi deputado, entre 1991 e 2001.

Habitualmente, o grupo parlamentar realiza jantares duas vezes por ano, no Natal e no final da sessão legislativa, tradição que este ano não se cumpriu no termo da legislatura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório