Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Bombeiros sem salários? Que "tenham a decência de resolver isto"

Duarte Marques incita o ministro da Administração Interna e o primeiro-ministro a regularizarem a situação da falta de pagameto aos bombeiros antes de tomarem posse.

Bombeiros sem salários? Que "tenham a decência de resolver isto"
Notícias ao Minuto

08:28 - 21/10/19 por Filipa Matias Pereira

Política Bombeiros

"Estamos a 20 de outubro e os bombeiros que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2019 ainda não receberam os honorários de setembro". A afirmação é de Duarte Marques que, na sua página oficial de Facebook, recorda que o último salário que esta classe recebeu data de "agosto".

O deputado espera que o ministro da Administração Interna, "e já agora o primeiro-ministro António Costa, tenham a decência de resolver isto antes de voltarem a tomar posse".

A respeito deste tema, recorde-se, na última quinta-feira o PSD questionou o Ministério da Administração Interna sobre a falta de pagamento dos honorários de setembro aos bombeiros voluntários que integram o dispositivo de combate a incêndios, considerando tratar-se do "maior desrespeito".

Aliás, a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) também já tinha avançado que os milhares de operacionais envolvidos no DECIR ainda não receberam as compensações de setembro.

O presidente da LBP, Jaime Marta Soares, lamentou esta situação e relembrou que o pagamento aos bombeiros voluntários que fazem parte das equipas de combate aos fogos "está devidamente definido e aprovado" nas diretivas financeira e operacional.

Além da falta de pagamento aos bombeiros, a Proteção Civil tem também por regularizar as dívidas às associações humanitárias relativas a despesas feitas em 2018 e 2019 no combate a incêndios florestais, como refeições, combustíveis e reparações de viaturas, segundo a LBP, que não adianta o valor da dívida, falando apenas em milhares de euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório