Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

"Matosinhos Independente quer ser uma alternativa e uma referência"

Joaquim Jorge pôs fim ao Clube dos Pensadores para se dedicar a este novo projeto político, que almeja ser "alternativa e uma referência" em Matosinhos.

"Matosinhos Independente quer ser uma alternativa e uma referência"
Notícias ao Minuto

20:22 - 26/09/19 por Notícias Ao Minuto

Política Joaquim Jorge

Apesar de estarmos em campanha a contar para as eleições legislativas, há um movimento criado há um ano por Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores, que pretende ir a votos nas próximas eleições autárquicas em 2021. Falamos do Matosinhos Independente.

Joaquim Jorge pôs termo ao Clube dos Pensadores para se dedicar a este novo projeto político, alegando que "já não se justifica continuar a fazer debates. O Clube dos Pensadores realizou perto de 130.º debates ao longo de quase 14 anos".

Este movimento pretende, como refere o biólogo de formação num texto enviado à redação do Notícias ao Minuto, "auscultar a opinião dos residentes de cada freguesia e recolher as assinaturas para poder concorrer em outubro de 2021, como independente à Câmara Municipal Matosinhos". Este movimento cívico, recorda Joaquim Jorge, "necessita de 15.000 assinaturas para poder concorrer, ao contrário dos partidos que não necessitam desta prerrogativa".

Defende o comentador que "em Matosinhos os vínculos ao PS são relativamente fortes (já foram mais) pelos subsídios e outro tipo de benesses". Os matosinhenses, acredita, "votam PS porque é mais cómodo e há uma espécie de lealdade em função de favores feitos ao longo destes anos. Contudo em Matosinhos nunca houve uma verdadeira alternativa para os matosinhenses poderem optar".

Para que uma democracia funcione, reforça, "primeiro de tudo é necessária uma alternativa de poder, e que as pessoas não se demitam das suas responsabilidades, se comprometam a participar na sociedade civil e também demonstrem capacidade de discernimento. O Matosinhos Independente quer ser uma alternativa e uma referência".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório