Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Universidade de Verão do PSD arranca hoje em Castelo de Vide

O diretor-geral da Organização Internacional das Migrações, António Vitorino, é um dos participantes na Universidade de Verão do PSD, que começa hoje, em Castelo de Vide (Portalegre), e será encerrada pelo presidente do partido, Rui Rio.

Universidade de Verão do PSD arranca hoje em Castelo de Vide
Notícias ao Minuto

05:46 - 26/08/19 por Lusa

Política PSD

A tradicional iniciativa social-democrata de formação de jovens quadros decorre até 01 de setembro, e na 17.ª edição contará também entre os participantes com o coordenador do programa eleitoral do CDS-PP, Adolfo Mesquita Nunes, o professor universitário e antigo ministro do Desenvolvimento Regional Miguel Poiares Maduro, dois vice-presidentes do PSD, David Justino e Salvador Malheiro, e o eurodeputado do partido Paulo Rangel.

O porta-voz do Conselho Estratégico Nacional (CEN) para a área das Finanças Públicas, Joaquim Sarmento, o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, o comissário europeu Carlos Moedas e alguns cabeças de lista do PSD às legislativas -- como Filipa Roseta (Lisboa), Hugo Carvalho (Porto) e Ana Miguel Santos (Aveiro) -- marcarão também presença na Universidade de Verão do PSD.

Miguel Poiares Maduro e Adolfo Mesquita Nunes protagonizarão um debate com o tema "Que desafios para as democracias, hoje?", enquanto o advogado e professor universitário Castanheira Neves debaterá com António Cluny, representante português na Unidade de Cooperação Judiciária da União Europeia (Eurojust), qual deve ser a composição dos Conselhos Superiores das Magistraturas.

O presidente do PSD, Rui Rio, tem defendido que o Conselho Superior do Ministério Público deve ter uma maioria de personalidades ligadas à sociedade civil, o que lhe tem valido críticas do setor.

O eurodeputado espanhol e vice-presidente do Partido Popular Europeu Esteban González será o orador de um dos jantares-conferência, tal como António Vitorino, que falará sobre migrações.

O encerramento da iniciativa, em 01 de setembro, será feito por Rui Rio, que no dia anterior estará na Festa do Pontal, no Algarve, o acontecimento que este ano se realizará em Monchique e que, juntamente com a uni verdade de verão, marca a 'rentrée' política dos sociais-democratas.

A Universidade de Verão é uma iniciativa conjunta do PSD, do Grupo Parlamentar do PSD no Parlamento Europeu, da Juventude Social Democrata (JSD) -- cuja líder e cabeça de lista por Leiria, Margarida Balseiro Lopes, discursará na abertura e no encerramento -, do Instituto Francisco Sá Carneiro e do Partido Popular Europeu (PPE).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório