Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Ribeiro e Castro quer "posição clara" do CDS sobre Orçamento

O ex-líder do CDS Ribeiro e Castro defendeu hoje que a comissão política centrista tem que definir "uma posição clara" relativamente ao Orçamento do Estado para 2014, argumentando que só assim pode ser aplicada a disciplina de voto.

Ribeiro e Castro quer "posição clara" do CDS sobre Orçamento
Notícias ao Minuto

15:39 - 30/10/13 por Lusa

Política Comissão Política

"Espero que hoje à noite a comissão política defina uma posição clara sobre o Orçamento do Estado", disse à Lusa Ribeiro e Castro, referindo-se à reunião que decorrerá hoje à noite na sede do CDS-PP, em Lisboa.

O deputado e antigo líder centrista argumentou que "a disciplina de voto, em sentido estrito, é definida pela comissão política" e que "face à delicadeza das opções tomadas é muito importante haja uma decisão assumida coletivamente pelo partido".

"Caso contrário, começam as dúvidas, as declarações ambíguas", afirmou, considerando que foi o que aconteceu com o processo do Orçamento do Estado para 2013, relativamente ao qual não houve a "posição clara" que reivindica da comissão política.

Já no ano passado Ribeiro e Castro tinha defendido semelhante posição.

O ex-presidente do CDS-PP reitera que, pelo facto de a comissão política nacional não ter reunido para definir o sentido de voto para o Orçamento o deputado Rui Barreto acabou por obedecer ao mandato da comissão política regional da Madeira, o único que recebeu.

"Essa questão nem sequer é disciplinar, é política e deve ser tratada politicamente na comissão política nacional", afirmou.

Contudo, Ribeiro e Castro considera que a suspensão do partido por cinco meses que foi aplicada ao deputado madeirense pelo Conselho de Jurisdição "é uma suspensão conveniente, porque se há suspensão de direitos também há de deveres".

O CDS/Madeira já anunciou que Rui Barreto vai voltar a votar contra o Orçamento do Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório