Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Relatório sobre "limpeza" em listas de espera fragiliza ministra da Saúde

O CDS-PP considerou hoje que a ministra da Saúde, Marta Temido, ficou "seguramente" fragilizada após a revelação de que a Administração do Sistema de Saúde, que liderou, "limpou" doentes das listas de espera para consultas.

Relatório sobre "limpeza" em listas de espera fragiliza ministra da Saúde
Notícias ao Minuto

15:36 - 18/04/19 por Lusa

Política CDS

A ministra "está com condições fragilizadas para desempenhar este cargo" e "deverá ir para além das desculpas esfarrapadas, de que isto é um processo burocrático", afirmou a deputada do CDS-PP Isabel Galriça Neto à Lusa, num comentário ao relatório, sem, no entanto, sugerir cenários mais drásticos, como a demissão.

A Administração do Sistema de Saúde "limpou" doentes das listas de espera para consultas, numa altura em que era presidida pela atual ministra, e foram usados indevidamente mecanismos para alterar datas de inscrição de utentes para cirurgia.

Estas são conclusões do relatório, a que a Lusa hoje teve acesso, do grupo técnico independente criado pelo Governo em outubro de 2017 para avaliar os sistemas de gestão das listas de espera para consultas e cirurgias, após um relatório do Tribunal de Contas que apontava para a "eliminação administrativa" de utentes, "falseando os indicadores" que são divulgados.

Isabel Galriça Neto lembrou que "é o próprio grupo de trabalho por ela nomeado" que conclui que "não é uma questão burocrática, é uma questão de eliminação, de nomes das listas de espera".

"Isto não é a gestão das listas de espera. Isto é uma forma que diz muito sobre quem está a gerir o SNS [Serviço Nacional de Saúde]. Não é seguramente nem profissionalismo, nem rigor, e isso deve preocupar os portugueses acerca de quem tem à frente o Ministério da Saúde", acrescentou.

As conclusões deste relatório são fonte de preocupação para a médica e deputada do CDS-PP dado que "uma eliminação unilateral de doentes das listas de espera" de consulta "não é uma forma nem honesta, nem séria de gerir listas de espera".

Todo este episódio "só corrobora" que "a mudança de ministro não melhorou políticas, não melhorou o estado de saúde, antes mais acrescentou preocupação", disse, numa referência à troca do anterior titular da pasta, Adalberto Campos Fernandes, por Marta Temido.

Isabel Galriça Neto prometeu questionar a atual ministra da Saúde na próxima reunião da comissão de Saúde, na Assembleia da República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório