Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

À espera de resposta do Constitucional, Ventura prepara protesto

O ex-vereador da Câmara Municipal de Loures teme que o atraso do Tribunal Constitucional o impeça de concorrer às eleições europeias.

À espera de resposta do Constitucional, Ventura prepara protesto
Notícias ao Minuto

17:06 - 26/02/19 por Patrícia Martins Carvalho

Política Partidos

Se o Tribunal Constitucional não der uma resposta quanto à legalização do Chega até ao final desta semana, André Ventura prepara-se para avançar com uma concentração à porta do Palácio Ratton.

Com o tempo a passar e as eleições europeias cada vez mais próximas, o ex-social-democrata teme que a ausência de resposta por parte do Constitucional o impeça de se candidatar às eleições de maio e, por isso, pede aos juízes que “tenham em conta os apertados prazos eleitorais em curso”.

Em declarações ao Notícias ao Minuto, André Ventura explicou que vai esperar até ao final desta semana por uma resposta do Palácio Ratton. Caso não a obtenha – entregou as assinaturas necessárias para a formalização do partido a 26 de janeiro – irá avançar para uma “concentração” em forma de protesto.

“Vamos concentrar-nos frente ao Tribunal Constitucional para pedir aos juízes que, sem abdicar das funções de controlo, tenham em conta os apertados prazos eleitorais em curso”, explicou, frisando que o objetivo é também o de mostrar o “ADN” dos membros integrantes do Chega.

“Não somos extremistas perigosos para a democracia, mas cidadãos comuns, que pagam impostos, cumprem a lei e querem mudanças profundas no país”, refere.

Já antecipando acusações de estar a pressionar os juízes do Ratton a tomar uma decisão, André Ventura é perentório: “Não queremos pressionar, nem condicionar. Queremos mostrar ao país que vimos por bem e temos um enorme respeito pela democracia e pelas instituições democráticas”.

E, como prova disso mesmo, garante que irá pedir autorização para levar a cabo a concentração e que se não a obtiver desistirá da ideia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório