Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

"Conservadora Cristas arrebata Rio", escrevem espanhóis após chumbo

Apesar do chumbo da moção de censura apresentada pelo CDS-PP, o jornal espanhol La Voz de Galicia diz que Assunção Cristas saiu “vitoriosa” do Parlamento português.

"Conservadora Cristas arrebata Rio", escrevem espanhóis após chumbo
Notícias ao Minuto

20:52 - 21/02/19 por Natacha Nunes Costa

Política Moção

Nos últimos dias, Assunção Cristas marcou a atualidade após o anúncio da segunda moção de censura contra o Governo. Apesar do chumbo, a verdade é que, a iniciativa da presidente dos centristas ultrapassou as fronteiras e chegou a Espanha, onde, esta quinta-feira, é descrita como “vitoriosa”.

Mas o La Voz de Galicia vai mais longe. Para este jornal espanhol, "Assunção Cristas destronou Rui Rio" na liderança da oposição a António Costa ao apresentar a moção de censura e ao mostrar-se incisiva nas declarações onde criticou  o Estado, governado há três anos pela geringonça à Esquerda de Partido Socialista (PS), Bloco de Esquerda (BE) e Partido Comunista (PCP).

“Conservadora Cristas arrebata Rui Rio na liderança da oposição em Portugal”, lê-se no título de um artigo que resume o que se passou no Parlamento português, esta quarta-feira.

Já no início do texto, os espanhóis garantem que, “apesar de ter perdido a moção de censura, contra o Governo do socialista António Costa, com o BE e PCP”, Assunção Cristas saiu “vitoriosa”.

A líder do CDS-PP foi, durante cada segundo da sua intervenção, dura, incisiva e muito crítica ao Governo de António Costa”, ao contrário dos deputados do PSD que apoiaram a moção de censura, mas “não intervieram em qualquer momento durante a sessão”.

Para o jornal espanhol, apesar do CDS-PP aparecer em quarto lugar nas sondagens ao voto dos portugueses nas legislativas, o partido conservador ultrapassou o PSD que se apresenta em segundo lugar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório