Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Parlamento aprova voto de pesar pelo acidente na barragem de Brumadinho

A Assembleia da República aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar apresentado pelo CDS-PP pela catástrofe na cidade brasileira de Brumadinho no estado de Minas Gerais.

Parlamento aprova voto de pesar pelo acidente na barragem de Brumadinho
Notícias ao Minuto

11:59 - 01/02/19 por Lusa

Política Assembleia da República

Segundo o último balanço, o número de mortos após a rutura de uma barragem em Brumadinho, em 25 de janeiro, atingiu os 110, estando ainda desaparecidas 238 pessoas.

Dos corpos resgatados, 71 foram identificados. Há ainda a informação de que 394 pessoas, cujos familiares desconheciam o seu paradeiro, já foram localizadas e 108 encontram-se desalojadas.

"Este acidente é tão mais grave tanto quanto ocorre em circunstâncias próximas daquelas registadas na localidade de Bento Rodrigues, em 2015, no estado de Minas Gerais. Num espaço tão curto no tempo, este estado brasileiro testemunha duas das mais graves tragédias no interior do seu território, com consequências humanas e ambientais dramáticas para milhares de brasileiros, que merecem o nosso profundo apoio e solidariedade", refere o texto.

No voto aprovado, a Assembleia da República expressa "o seu profundo pesar às famílias e amigos enlutados das vítimas e manifesta a sua muito sentida solidariedade para com as autoridades brasileiras e o povo irmão do Brasil".

Na sexta-feira passada, a rutura da barragem da empresa de mineração Vale, no município de Brumadinho, na região metropolitana da cidade brasileira de Belo Horizonte, causou uma avalanche de lama e de resíduos minerais que soterrou parte das instalações da empresa e habitações na área onde o desastre aconteceu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório