Meteorologia

  • 18 JULHO 2024
Tempo
26º
MIN 17º MÁX 33º

Cavaco e Passos intervêm hoje na cimeira do Panamá

O Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, e o primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, intervêm hoje no segundo e último dia da XXIII Cimeira Ibero-Americana, na Cidade do Panamá.

Cavaco e Passos intervêm hoje na cimeira do Panamá
Notícias ao Minuto

11:30 - 19/10/13 por Lusa

Política Ibero-Americana

Na Cimeira do Panamá, que decorre sob o lema "A Comunidade Ibero-Americana no Novo Contexto Mundial", deverão ser discutidas reformas nesta organização que junta os chefes de Estado e de Governo dos 22 países da América Latina e da Península Ibérica há mais de vinte anos.

Está previsto que os encontros desta comunidade de países passem de anuais a bianuais, possivelmente a partir de 2014, depois da reunião que terá lugar em Veracruz, México.

Nas cimeiras de Cádis, Espanha, em 2012, e de Assunção, Paraguai, em 2011, já foram abordadas estas questões relativas à periodicidade dos encontros e ao financiamento da comunidade ibero-americana no futuro.

Os países da Península Ibérica são responsáveis por aproximadamente 70% do orçamento da comunidade ibero-americana e os da América Latina pelos restantes 30%, cabendo a Espanha a maior fatia das verbas, 60%, e a Portugal perto de 10%.

Em Cádis, Passos Coelho manifestou o seu apoio à passagem das Cimeiras Ibero-Americanas a bianuais e defendeu que a estrutura institucional desta organização deve ser revista e os seus custos reduzidos, adaptados aos tempos atuais às mudanças ocorridas na situação económica e social dos países desta comunidade.

Por motivos de saúde, o rei de Espanha, Juan Carlos, faltou pela primeira vez a uma Cimeira Ibero-Americana, sendo Cavaco Silva o único fundador destas reuniões presente no Panamá.

Como em anos anteriores, na XXIII Cimeira Ibero-Americana registou-se a ausência de vários presidentes de países latino-americanos, entre os quais a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

A primeira sessão plenária da Cimeira Ibero-Americana, durante a qual o Presidente da República e o primeiro-ministro de Portugal farão intervenções, está marcada para as 09:30 locais (15:30 em Lisboa), seguindo-se o almoço oficial de chefes de Estado e de Governo.

A conferência de imprensa conjunta de Passos Coelho e Cavaco Silva deverá acontecer por volta das 15:30 (21:30 em Lisboa). Os dois regressarão depois a Lisboa, o primeiro-ministro pelas 17:00 e o Presidente da República cerca de duas horas mais tarde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório