Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 16º

Candidato do PSD acusado de desviar dinheiro de junta

No passado mês de Agosto, o segundo candidato da coligação PSD/CDS/MPT à junta de freguesia de Alcântara, Jorge Nuno de Sá, foi acusado pelo Ministério Público de “canalizar para si” mais de 13 mil euros da junta a que agora se candidata. O mais curioso é que, entretanto, apareceu num envelope parte desse dinheiro, conta hoje o jornal Público.

Candidato do PSD acusado de desviar dinheiro de junta
Notícias ao Minuto

11:52 - 27/09/13 por Notícias Ao Minuto

Política Alcântara

“A pretexto da aquisição de materiais e pagamentos ao pessoal de limpeza”, o ex-coordenador das actividades de Componente de Apoio Familiar nas duas escolas da freguesia de Alcântara, Jorge Nuno de Sá, conseguiu entre Setembro de 2010 e Maio de 2011 “canalizar para si (…) a quantia monetária, em numerário, de cerca de 13.104 euros,” refere o despacho do Ministério Público que acusa o antigo líder da JSD pelo crime de peculato, punível com uma pena de prisão até cinco anos.

Em declarações ao jornal Público, o actual candidato no segundo lugar da lista do PSD/CDS/MPT à Junta de Freguesia de Alcântara garante estar de “consciência absolutamente tranquila” e considera que “a acusação é uma peça fantasiosa, baseada em factos falsos, e seguiu um guião plantado pelo eleito do Bloco de Esquerda na freguesia, agora candidato independente.”

Além disso diz estranhar “a coincidência da acusação com o calendário eleitoral”. O caso data de 16 de Agosto sendo que “ontem à tarde” (quinta-feira) foi “encontrado num caixote (…) um envelope A4 aberto, cheio de notas e papéis”, revela a actual presidente de junta, Isabel Leal de Faria.

No envelope, acrescenta em declarações ao jornal Público, “encontrámos cerca de sete mil euros, além de dois cheques já caducados no valor de 116 euros.” O que leva a também social-democrata Isabel Leal Faria a afirmar que este ‘achado’ só vem “reforçar a confiança” que tem em Jorge Nuno de Sá.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório