Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Santana Lopes diz que Centeno está "a embandeirar em arco" com o novo OE

O presidente do novo partido Aliança, Pedro Santana Lopes, disse hoje que o ministro das Finanças parece estar a "embandeirar em arco" com a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2019 e recomendou "cuidado".

Santana Lopes diz que Centeno está "a embandeirar em arco" com o novo OE
Notícias ao Minuto

16:48 - 16/10/18 por Lusa

Política Aliança

"Acho que é preciso cuidado, quando ele [Mário Centeno] diz que há 800 milhões de euros para aumentos à função pública, parece que está tudo a embandeirar em arco", disse Santana Lopes à agência Lusa, à margem de uma visita à Figueira da Foz, um concelho onde chegou a ser presidente da câmara.

O ex-primeiro ministro lembrou que Portugal ambiciona um défice de 0,2% do PIB e um crescimento de 2,1% mas que vai sendo ultrapassado, "nomeadamente no rendimento per capita e não só, pela generalidade dos países que ainda há poucos anos estavam atrás, nomeadamente em ano eleitoral".

"E o problema de fundo é esse, é que o nosso rendimento, dos portugueses, individualmente, cada vez mais fica para trás face ao rendimento dos cidadãos de outros países. Chegamos ao défice zero, fazemos devoluções, mas o problema de fundo, que é de facto crescermos, continua a existir", argumentou Santana Lopes.

O presidente do Aliança afirmou ainda estranhar o otimismo do titular da pasta das Finanças: "ouvi palavras de próprio, do ministro Mário Centeno, acho que são estranhas numa pessoa que tem caracterizado o seu mandato por um outro tipo de atitude, muito contida", alegou.

Santana Lopes recordou que, recentemente, tinha classificado de "orçamento bondoso" a proposta do OE para 2019 e manifestou-se "preocupado" com a intervenção de Mário Centeno na apresentação do documento.

"Não é preocupado com o bem que se faça às pessoas, a questão é sempre a mesma, é ser em ano eleitoral", resumiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório