PAN quer acabar com a caça à raposa e com uso de cães na caça

O partido com um assento parlamentar dá voz, assim, a uma petição que exige o fim destas atividades.

Petição pelo fim da caça à raposa é discutida no Parlamento

© iStock

Patrícia Martins Carvalho
12/09/2018 12:00 ‧ 12/09/2018 por Patrícia Martins Carvalho

Política

Projeto de lei

O PAN – Pessoas – Animais – Natureza faz saber, esta quarta-feira, que apresentou dois projetos de lei que visam a atividade da caça.

De acordo com informação do partido, um dos projetos tem como objetivo acabar com a caça à raposa e o outro pretende colocar um fim à caça que é praticada com recurso à paulada e a matilhas.

Estes dois projetos de lei “acompanham”, assim, a preocupação da sociedade civil que, inclusivamente, fez circular uma petição a exigir o fim destas duas atividades, tendo conseguido mais de 10 mil assinaturas “num curto espaço de tempo”.

Na base destes projetos de lei está a convicção de que esta é uma atividade “bárbara e cruel, uma vez que é permitido aos caçadores matar as raposas à paulada ou através do processo a corricão”. De referir que o processo de caça a corricão é aquele em que os caçadores se deslocam a pé ou a cavalo auxiliados por cães de caça.

“Os cães, neste caso, funcionam como arma contra a raposa, isto porque se trata de luta entre os cães e a presa que resulta na morte ou quase morte desta”, já para não falar que “também os cães usados acabam por sucumbir ou ficar gravemente feridos”.

Em jeito de conclusão, o PAN sublinha que existem outras “formas menos violentas” para matar uma raposa e, por isso, “não encontra justificação à luz dos valores do século XXI para que tal meio de caça continue a ser legal”.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas