Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

"Barroso é o Ronaldo da política internacional"

O embaixador da União Europeia nos Estados Unidos, João Vale de Almeida, não poupa elogios ao presidente da Comissão Europeia. Em entrevista ao i, o antigo chefe de gabinete de Durão Barroso apelida-o mesmo de “Ronaldo da política internacional”.

"Barroso é o Ronaldo da política internacional"
Notícias ao Minuto

09:31 - 16/09/13 por Notícias Ao Minuto

Política Embaixadores

Trabalha há três décadas nas instituições europeias e já foi chefe de gabinete do presidente da Comissão Europeia, uma personalidade que o actual embaixador da União Europeia nos Estados Unidos admira. Aliás para João Vale de Almeida, “Durão Barroso é o nosso Ronaldo da política internacional”.

Em entrevista ao i, o embaixador diz lamentar que em Portugal ser “pouco reconhecido” o facto de haver um português nas reuniões do G8.

“O G8, que no fundo é o ponto mais alto da gestão da governação mundial, onde estão os principais líderes mundiais. Portugal tem nessa reunião – onde estão dez pessoas, porque a Europa tem quatro líderes nacionais e mais dois presidentes - um português, o que às vezes é pouco reconhecido em Portugal”, afirma João Vale de Almeida.

“O presidente Barroso é neste momento o decano do G8, fundador do G20 e está há nove anos na presidência da Comissão e há 11 anos seguidos no Conselho Europeu”, sublinha ainda, acrescentando que “é sem dúvida um trunfo de Portugal na cena mundial”.

Mas os elogios não se ficam por aqui, na opinião do embaixador, Barroso é a pessoa certa para o lugar certo. O presidente da Comissão “tem uma enorme capacidade intelectual e uma enorme capacidade física, fundamental para uma função deste género. E uma grande política e cultura em geral, largamente acima da média da classe política nacional, europeia, mundial”, defende o embaixador, e acrescenta: “Para além de uma grande sentido táctico e estratégico”.

Sobre o lado menos bom de Barroso, João Vale de Almeida apenas comenta: “Todos temos defeitos. Mas entre amigos os defeitos discutem-se em privado…”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório