Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Parlamento aprova prorrogação de comissão da Transparência

A Assembleia da República aprovou hoje a prorrogação do prazo de funcionamento da comissão parlamentar eventual da transparência, a quarta desde que aquela comissão eventual começou a funcionar há dois anos.

Parlamento aprova prorrogação de comissão da Transparência
Notícias ao Minuto

18:16 - 18/07/18 por Lusa

Política Março

A prorrogação do funcionamento da Comissão Eventual para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas até ao final do primeiro trimestre de 2019 foi aprovada por unanimidade, por proposta do presidente da Assembleia da República.

A comissão, em fase de votações indiciárias, está a trabalhar em alterações a diversos diplomas, entre os quais a lei de controlo público de riqueza dos titulares de cargos políticos, lei dos crimes de responsabilidade dos titulares de cargos políticos, o regime jurídico de incompatibilidades e impedimentos dos titulares de cargos políticos e altos cargos públicos e o estatuto do deputado.

Está ainda em discussão a criação de nova legislação para regulamentar o 'lobby' e para punir o enriquecimento injustificado e a criação de códigos de conduta e registos públicos de ofertas para os titulares de cargos políticos e altos cargos públicos.

Na comissão para o Reforço da Transparência os diversos grupos parlamentares apresentaram iniciativas que seguem uma via de sancionar a omissão ou falsificação em declarar rendimento, património e interesses de um conjunto de titulares de cargos públicos e políticos, para produzir legislação que penalize o enriquecimento injustificado.

A via penal de criação de um crime de enriquecimento ilícito ou injustificado chumbaram no Tribunal Constitucional, por inverterem o ónus da prova.

Os deputados aprovaram ainda por unanimidade a suspensão do prazo de funcionamento da Comissão Parlamentar de Inquérito ao Pagamento de Rendas Excessivas aos Produtores de Eletricidade, entre 26 de julho e 10 de setembro de 2018, e a prorrogação do prazo de funcionamento da Comissão Eventual de Acompanhamento do Processo de Definição da «Estratégia Portugal 2030» até ao final de fevereiro de 2019.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório