Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

PSD/Porto: Rui Nunes "confiante num excelente resultado" nas eleições

O candidato à presidência da Comissão Política do PSD/Porto Rui Nunes manifestou hoje estar "confiante num excelente resultado" nas eleições de sábado, garantindo que a sua candidatura não tem "nenhuma amarra, nem os interesses instalados no distrito".

PSD/Porto: Rui Nunes "confiante num excelente resultado" nas eleições
Notícias ao Minuto

14:01 - 26/06/18 por Lusa

Política Concelhia

uma candidatura com coragem, com coragem de olhar para o que se está a passar à nossa volta no distrito e não se resignar com os resultados eleitorais e com a falta de confiança que a população portuguesa tem em relação ao PSD e ao PSD do Porto", afirmou o professor catedrático na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em conferência de imprensa, acrescentando que a sua candidatura "é contra tudo e contra todos, contra ventos e marés".

Segundo o candidato, que disputa estas eleições para a liderança da distrital do Porto com Alberto Machado e Alberto Santos, o grupo de pessoas que reúne nas suas listas "não se resignou e decidiu fazer uma proposta de rutura contra aqueles que são os interesses instalados na sociedade e que também premeiam os partidos políticos, concretamente o PSD/Porto", não estando "ninguém preocupado com lugares", quer para deputados, quer para presidências de câmaras.

"A primeira marca genética que está no ADN desta candidatura é a coragem, a não resignação, a não conformidade, a vontade de mudar, a determinação e a perseverança", que, disse, "são características de um conjunto de pessoas livres, sem interesses pessoais, que estão firmes, convictas, em nome do interesse público, do interesse coletivo, cujo fim último é não o poder pelo poder, mas a melhoria das condições de vida das populações que pretendemos servir a partir de 01 de julho, se ganharmos estas eleições".

Rui Nunes sublinhou que a sua candidatura é "dirigida à militância profunda, ativa, esquecida, e não dirigida às vedetas que geralmente aparecem nas luzes da ribalta", pretendendo assim "aproximar" o PSD/Porto de quem "não se revê nesta maneira de fazer política" e "recuperar um capital de credibilidade que se perdeu e naturalmente se traduz nos resultados devastadores que o distrito teve" nas eleições autárquicas do ano passado.

"Tínhamos a responsabilidade de fazer muitíssimo mais do que se fez, houve falhas profundas a nível da distrital e é isso que queremos ultrapassar: temos projetos de matriz social-democrata, ideias que tenham em atenção os direitos das pessoas, a equidade no acesso aos bens sociais, mas também a capacidade de reformar", sustentou.

O médico considerou que a sua candidatura "já fez história", quer vença ou não as eleições no sábado, "não apenas ao quebrar um ciclo vicioso de mais de duas décadas do poder", mas também por ter já conseguido "mudar a qualidade de vida" das pessoas "com a proposta revolucionária [que apresentou] de transformar o Centro Hospitalar de Gaia num Centro Universitário".

"Temos uma visão integrada do distrito", notou, adiantando crer "que estão reunidas todas as condições para uma fantástica vitória".

Rui Nunes assegurou ainda que, com a sua candidatura, "palavra dada é palavra honrada" e que já foi conseguido criar "um movimento, quando outros andam preocupados com lugares nas listas".

O candidato a líder da distrital social-democrata garantiu ainda que estará "sempre em total sintonia" com o presidente do partido, Rui Rio, quanto a "matérias de natureza nacional", mas que "ninguém confunda respeito institucional com o que a distrital tem de fazer em prol do distrito".

"Se for preciso dizer não à direção nacional diremos não. Respeito sim, mas não subserviência", concluiu.

Nesta conferência de imprensa foram apresentados alguns nomes da sua lista, designadamente Edgar Loureiro e Marta Peneda para a vice-presidência da distrital, Conceição Ruão para presidente do Conselho de Jurisdição, Manuel Faria para presidente da Universidade Autárquica, Rui Cunha Monteiro para o Conselho de Auditoria Financeira e Cristina Prudêncio para a liderança do Conselho Estratégico.

"Todos os presidentes dos órgãos terão assento na comissão política", disse Edgar Loureiro.

Rui Nunes, o presidente da Concelhia do PSD do Porto, Alberto Machado, e advogado e ex-presidente da Câmara de Penafiel Alberto Santos disputam no sábado a presidência da distrital, atualmente liderada pelo ex-presidente da Câmara da Maia, Bragança Fernandes, que em 2016 sucedeu a Virgilio Macedo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório