Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Suspensas buscas por pescador desaparecido no rio Minho

A operação de busca e resgate de um pescador desaparecido no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço, distrito de Viana do Castelo foram suspensas e serão retomadas, na segunda-feira de manhã, disse o capitão do Porto de Caminha.

Suspensas buscas por pescador desaparecido no rio Minho
Notícias ao Minuto

19:04 - 22/04/18 por Lusa

País Melgaço

Segundo o capitão do porto e comandante da Polícia Marítima (PM) de Caminha, "as operações subaquáticas foram suspensas cerca das 18:00, mantendo-se até cerca das 19:00 as buscas junto às duas margens do rio internacional, com a participação de duas embarcações, uma da PM de Caminha e outra da Comandância Naval do Minho, além dos meios terrestres dos bombeiros de Melgaço e da Guardia Civil espanhola".

Pedro Costa revelou que as operações serão retomadas, na segunda-feira, cerca das 9:30, com a participação dos meios hoje utilizados.

O responsável adiantou que, na segunda-feira, está previsto que a barragem de Frieira, em Espanha, reduza as suas descargas de água a partir das 9:00.

"Se o caudal reduzir, as duas equipas de mergulho forense irão bater as zonas onde hoje centrámos as operações. Se o caudal for elevado iremos para outras áreas onde ainda não procuramos", especificou.

O pescador de 67 anos desapareceu no rio Minho, em Alvaredo, Melgaço no sábado à noite.

Desde cerca das 08:00 de hoje que a PM de Caminha tem "equipas por terra e na água" a procurar o pescador.

Segundo Pedro Costa, as operações centraram-se hoje nas imediações da pesqueira, uma estrutura usada na pesca da lampreia, "onde o homem terá caído ao rio".

Nas margens do rio, "uma área acidentada, difícil", as buscas foram feitas numa extensão de cerca de 500 metros do local onde se encontrou o ponto de pesca [pesqueira] do desaparecido, mas não sendo encontrado "qualquer vestígio, a área será aumentada", referiu o comandante.

Segundo a agência Efe, a Agência de Emergência da Galiza, em Espanha, ativou o protocolo de colaboração transfronteiriça ARIEM 112 para tentar localizar o pescador desaparecido no rio Minho.

O comandante Pedro Costa referiu ainda que o trator do pescador foi encontrado no sábado, no caminho de acesso ao local onde colocou a sua pesqueira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório