Legislativas. PSP "mais atenta" à campanha do Chega por "prevenção"

A PSP está "mais atenta" às iniciativas de campanha da comitiva do Chega desde quinta-feira, quando elementos da comunidade cigana em Braga cuspiram em André Ventura, disse hoje à Lusa fonte daquela polícia.

Notícia

© ShutterStock

Lusa
11/05/2025 19:49 ‧ ontem por Lusa

País

Legislativas

A primeira semana de campanha do Chega tem ficado marcada por protestos de pessoas da comunidade cigana. Hoje, à semelhança do que aconteceu nos últimos quatro dias, um pequeno grupo de cidadãos ciganos esteve no local da ação do Chega, acusando o partido e André Ventura de serem racistas.

 

Na quinta-feira, em Braga, cerca de 20 pessoas da comunidade cigana cuspiram e acusaram André Ventura e o partido de serem "fascistas e racistas".

Fonte oficial da Polícia de Segurança Pública precisou que desde este incidente em Braga que a PSP "está mais atenta" à campanha do Chega, nomeadamente em arruadas, "por uma questão de prevenção", o que se traduz na presença de mais polícias nas iniciativas.

A fonte avançou ainda que alguns partidos informam a PSP sobre os locais de campanha e, nestes casos, é feita uma monitorização.

"Há uma monitorização aos locais daqueles que informam a PSP", disse, sem especificar quais são os partidos que não dão a conhecer à polícia as iniciativas da campanha.

Hoje o líder da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, foi atingido com pó verde durante um comício em Lisboa, por dois ativistas que apareceram no palco onde discursava com um cartaz contra os combustíveis fósseis.

A IL já adiantou que vai apresentar queixa contra os dois jovens ativistas. Neste incidente, a PSP não estava no local.

No caso da comitiva da AD e, sendo Luís Montenegro primeiro-ministro, as iniciativas da campanha tem sempre a presença dos elementos do Corpo de Segurança Pessoal da PSP.

Leia Também: Ventura agradece a polícias que têm acompanhado ações de rua do Chega

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas