Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Primeiro fim de semana de primavera chega com cores de inverno

Neste fim de semana haverá lugar a aguaceiros e ventos fortes.

Primeiro fim de semana de primavera chega com cores de inverno
Notícias ao Minuto

07:52 - 23/03/18 por Filipa Matias Pereira

País Meteorologia

A primavera chegou esta semana, mas se achou que esta era altura para guardar os casacos e os chapéus de chuva, estava equivocado. Neste próximo fim de semana vai precisar de todos esses acessórios para fazer face à precipitação e ao vento forte que se vão fazer sentir, sobretudo nas regiões Norte e Centro.

Para este sábado, esperam-se períodos de céu muito nublado, aumentando de nebulosidade no final do dia. Para lá  disso, as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IMPA) apontam para a ocorrência de aguaceiros, em geral fracos, mais frequentes até ao final da manhã, passando a períodos de chuva no final do dia, em especial no Litoral.

Quanto ao vento, este irá soprar moderadamente de noroeste e moderado a forte (30 a 45 km/h), com rajadas até 70/80 km/h no litoral, tornando-se fraco a moderado (até 25 km/h) a partir do meio da tarde. Nas terras altas, o vento será forte (40 a 55 km/h) de noroeste, com rajadas até 95 km/h, tornando-se moderado a forte (30 a 40 km/h) a partir do meio da tarde.

É ainda apontada uma pequena descida da temperatura máxima que virá acompanhada de períodos de céu muito nublado, aumentando de nebulosidade no final do dia.

Já para o domingo, se esperava poder aproveitar um dia de primavera soalheiro, esqueça. O céu apresentar-se-á geralmente muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do final da tarde. Quanto à chuva, preveem-se aguaceiros fracos e pouco frequentes a partir do meio da manhã. De registar apenas uma pequena subida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas, estas vão variar entre os 14/15ºC de temperatura máxima e os 9/10ºC de temperatura mínima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório