Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Entidades de diferentes áreas unem-se em plataforma de voluntariado

Entidades de diversas áreas, como o Jardim Zoológico, o Planetário, a Cruz Vermelha, o Banco Alimentar, a AMI ou a Refood uniram-se numa plataforma online que permite a partilha de tempo e de experiência de voluntários qualificados.

Entidades de diferentes áreas unem-se em plataforma de voluntariado
Notícias ao Minuto

16:39 - 20/03/18 por Lusa

País Voluntariado

Promovida pela Entrajuda, a plataforma 'Tempo Extra', que é lançada na quarta-feira em Lisboa, articula-se com a Bolsa do Voluntariado, o maior site português de voluntariado que tem mais de 43 mil voluntários registados.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da Entrajuda, Isabel Jonet, explicou que a plataforma "vem tirar partido de profissionais com competências e qualificações muitos específicas" que terminam a sua vida profissional, mas ainda têm "muito tempo de vida à sua frente".

Estes profissionais "podem encarar o voluntariado como algo que vai trazer um tempo extra às suas vidas", um tempo que podem pôr "à disposição de organizações muito diferentes", disse Isabel Jonet.

Segundo a responsável, a 'Tempo Extra' (www.tempoexta.pt) congrega organizações sem fins lucrativos, da área social, do ambiente, da cultura, da proteção dos animais, que "têm em comum o facto de muitas vezes não terem recursos humanos suficientes e com qualificações que lhes permitam levar a bom porto a sua missão".

Através da plataforma, as empresas oferecem aos seus colaboradores, em fase de transição de vida profissional por passagem à reforma ou por acordo de rescisão do contrato de trabalho, uma experiência voluntária nas organizações, que, por sua vez, recebem apoio qualificado.

"É muito importante congregar este conjunto de entidades, de áreas muito diversas, e conseguir dar uma resposta comum, que passa por mobilizar pessoas para causas que diferentes, mas que podem contribuir para aumentar a participação cívica e o sentido de pertença a um país que é de todos", salientou Isabel Jonet.

A "Tempo Extra" funciona em tempo real e aproveita as qualificações dos voluntários, promovendo a capacitação das organizações em áreas tão distintas como a informática, o marketing e comunicação, a preparação de cabazes de alimentos ou o apoio a pessoas carenciadas.

Em articulação com a Bolsa do Voluntariado, é ainda feita a ponte entre as empresas que querem realizar ações de voluntariado-empresa, envolvendo os seus colaboradores e comunidades locais e as instituições que necessitam de apoio em atividades ou tarefas específicas ou pontuais.

As entidades fundadoras da plataforma são a Acreditar, a Ajuda de Mãe, a Assistência Médica Internacional, a associação Novo Futuro, o Banco Alimentar Contra a Fome de Lisboa e do Porto, a Comunidade Vida e Paz, a Entrajuda, a Fenacerci, o Serviço Jesuíta ao Refugiados, a Mundo a Sorrir, a Operação Nariz Vermelho e a Re-food

São ainda fundadores desta ferramenta online o Aquário Vasco da Gama, o Jardim Zoológico, a SOS Animal, o Museu de Marinha, a Biblioteca e Arquivo Histórico Central de Marinha, o Planetário Calouste Gulbenkian, a Fragata D. Fernando e Glória e vários museus.

A 'Tempo Extra' é apresentada na quarta-feira numa cerimónia no palácio da Rocha Conde de Óbidos, em Lisboa, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório