Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Ministro expressa desejo de ver novo Hospital de Évora concluído em 2023

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, expressou hoje o desejo de ver construído o novo Hospital Central de Évora "o mais rápido possível", apontando o ano de 2023 como "razoável" para a sua concretização.

Ministro expressa desejo de ver novo Hospital de Évora concluído em 2023
Notícias ao Minuto

18:26 - 27/02/18 por Lusa

País Carreira

"Seria a nossa vontade de que fosse o mais rápido possível e tudo faremos para que tal aconteça", afirmou o governante, considerando "razoável" que esse objetivo possa ser concretizado em 2023.

À margem de um encontro sobre saúde, que se realizou hoje em Évora, Adalberto Campos Fernandes notou, contudo, que, "em política, as datas são, infelizmente, muitas vezes traiçoeiras", porque, mais tarde, os políticos são "cobrados pela afirmação" de datas.

O primeiro-ministro anunciou, em janeiro, em Évora, que o Governo vai propor a dotação de 40 milhões de euros para o arranque da construção da nova unidade hospitalar, no âmbito da reprogramação do Portugal 2020, prevista para este ano.

"Já está definido o primeiro volume de financiamento para o arranque do Hospital Central do Alentejo", sublinhou hoje o ministro da tutela, indicando que o Governo já está a trabalhar com a Administração Regional de Saúde (ARS) e com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo.

Adalberto Campos Fernandes assinalou que o Alentejo ficará dotado de "um equipamento qualificado, capaz de ser também ele mobilizador da região em termos económicos e sociais, em articulação com as restantes unidades que integram a rede do Serviço Nacional de Saúde (SNS), para servir bem os cidadãos".

No entanto, o governante defendeu que "mais do que infraestruturas e equipamentos, que são necessários", a preocupação do seu ministério "é transformar o paradigma e fazer com que o SNS se aproxime das pessoas".

"Que os cuidados em casa, os autocuidados, com os percursos de vida em saúde, com o aumento da literacia, aquilo que chamamos genericamente de 'SNS + proximidade' seja cada vez mais uma realidade", referiu.

Nesse sentido, destacou como "uma iniciativa muito promissora" a criação do Alentejo Living Lab, apresentado hoje em Évora, que pretende dar resposta "junto das famílias e do domicílio", com a parceria dos setores social, privado e público.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório