Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Engenho explosivo na praia S. Pedro de Moel. Autoridades vão detoná-lo

Objeto foi encontrado durante a tarde por um grupo de alunos que se encontrava a realizar atividades na praia e pertence às Forças Armadas. Para já não se sabe se se trata das Forças Armadas nacionais ou estrangeiras.

Engenho explosivo na praia S. Pedro de Moel. Autoridades vão detoná-lo
Notícias ao Minuto

21:04 - 20/02/18 por Patrícia Martins Carvalho

País Leiria

Um engenho explosivo foi encontrado, ao final da tarde desta terça-feira, no areal da praia de São Pedro de Moel no concelho da Marinha Grande.

O comandante do porto da Nazaré disse ao Notícias ao Minuto que o engenho explosivo é uma carga de sinalização utilizada pelas Forças Armadas e que é lançada para água por helicóptero.

Neste momento, explicou o comandante Gomes Agostinho, estão no local os mergulhadores da Marinha que são os elementos especializados em detonação de engenhos explosivos.

O objeto explosivo foi encontrado por um grupo de alunos, junto à concessão ‘Old Beach’, que realizava atividades na praia na companhia de uma docente. Ao verem escrito no engenho ‘não mexer’ e ‘contactar as autoridades’, os alunos e a professora alertaram as forças de segurança que se dirigiram de imediato para o local, delimitando de imediato um perímetro de segurança de 300 metros.

O comandante Gomes Agostinho explicou que o engenho encontrado “não detonou” e que “não pode ser transportado” devido ao perigo ao explosão.

Por essa razão, a carga de sinalização será detonada na praia, de forma controlada, algo que deverá acontecer nos próximos minutos depois de ser colocada uma “linha de cordão detonante ao longo do corpo do engenho para abrir o fósforo” que, ao entrar em contacto com a atmosfera, vai detonar.

Após a explosão, os elementos da Polícia Marítima vão analisar o local para “garantir que não existem vestígios do fósforo”, que é altamente perigoso.

O comandante disse ainda que já foi retirado o número de série do engenho explosivo para que seja analisado no centro de armamento da Marinha, pois só assim se descobrirá se se trata de uma carga de sinalização lançada pelas Forças Armadas portugueses ou estrangeiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório