Legionella na CUF Descobertas: 10 dos 15 infetados já tiveram alta

Dois doentes permanecem internados nos cuidados intensivos.

Notícia

© iStock

Melissa Lopes
08/02/2018 21:12 ‧ 08/02/2018 por Melissa Lopes

País

DGS

Dos 15 infetados com Legionella no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, dez já receberam alta clínica, revela a Direção-Geral de Saúde (DGS) numa atualização do surto feita esta quinta-feira.

De acordo com a DGS, permanecem internados quatro pacientes, sendo que dois estão nos cuidados intensivos e os outros dois na enfermaria. Um dos infetados com a doença do legionário não precisou de internamento.

Ainda de acordo com esta atualização, dos 15 casos confirmados, nove são do sexo feminino, seis do masculino, sendo que a maioria (13) tem idade superior a 50 anos. 

Na sequência do surto, o hospital em causa contactou todos os doentes que estiveram internados entre os dias 6 e 26 de janeiro para despistar eventuais casos, tendo os últimos infetados sido confirmados no dia 30 desse mês. Desde essa altura, não se registou nenhum outro caso na CUF Descobertas. 

A bactéria "Legionella pneumophila" é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até dez dias.

Recorde-se que recentemente houve um outro surto de Legionella em Lisboa, no Hospital São Francisco Xavier, que resultou em seis vítimas mortais.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas