Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Legionella na CUF Descobertas: 10 dos 15 infetados já tiveram alta

Dois doentes permanecem internados nos cuidados intensivos.

Legionella na CUF Descobertas: 10 dos 15 infetados já tiveram alta
Notícias ao Minuto

21:12 - 08/02/18 por Melissa Lopes

País DGS

Dos 15 infetados com Legionella no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, dez já receberam alta clínica, revela a Direção-Geral de Saúde (DGS) numa atualização do surto feita esta quinta-feira.

De acordo com a DGS, permanecem internados quatro pacientes, sendo que dois estão nos cuidados intensivos e os outros dois na enfermaria. Um dos infetados com a doença do legionário não precisou de internamento.

Ainda de acordo com esta atualização, dos 15 casos confirmados, nove são do sexo feminino, seis do masculino, sendo que a maioria (13) tem idade superior a 50 anos. 

Na sequência do surto, o hospital em causa contactou todos os doentes que estiveram internados entre os dias 6 e 26 de janeiro para despistar eventuais casos, tendo os últimos infetados sido confirmados no dia 30 desse mês. Desde essa altura, não se registou nenhum outro caso na CUF Descobertas. 

A bactéria "Legionella pneumophila" é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até dez dias.

Recorde-se que recentemente houve um outro surto de Legionella em Lisboa, no Hospital São Francisco Xavier, que resultou em seis vítimas mortais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório