Em comunicado enviado às redações, a DECO Proteste anuncia a criação de uma rede de empresas de referência de administração de condomínios.
A DECO considera que a falta de legislação no setor tem conduzido à expansão de empresas de administração de condomínio pouco credíveis e que prejudicam quem opera legitimamente no ramo.
A Rede Condomínio DECO+ é constituída por um conjunto de empresas que, por sua vontade, se submetem a uma rigorosa auditoria, através do Bureau Veritas, parceiro externo e independente da DECO Proteste, de forma a avaliar o cumprimento de um conjunto de requisitos severos de qualidade.
Segundo o mesmo comunicado, desvio de fundos, desinteresse, negligência e pouca transparência são apenas algumas das reclamações que os consumidores fazem chegar anualmente contra empresas de gestão de condomínio. Pouco mais restando aos consumidores do que a recolha de informação sobre o desempenho das empresas e em caso de conflito, recorrer aos tribunais.
Desde 2003 que a DECO Proteste reivindica a implementação de legislação no setor da administração de condomínios. Até ao momento sem sucesso.