Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 26º

Aceredo, a aldeia submersa que ressurge nos períodos de seca do Minho

O fenómeno repete-se sempre que a seca no Minho se faz sentir de forma mais acentuada. A aldeia da Galiza está submersa desde 1992, depois da construção da barragem portuguesa do Alto-Lindoso.

Aceredo, a aldeia submersa que ressurge nos períodos de seca do Minho
Notícias ao Minuto

16:50 - 21/11/17 por Notícias Ao Minuto

País Alto-Lindoso

Em 1992 os habitantes da aldeia de Aceredo, na Galiza, tiveram de despedir-se das suas casas. A aldeia de Aceredo, localizada em pleno vale do rio Lima, iria ficar submersa devido à construção da barragem portuguesa do Alto-Lindoso. Uma situação que nos recorda do que sucedeu com a aldeia da Luz, depois da construção da barragem do Alqueva.

Desde então os habitantes de Aceredo têm a possibilidade de voltar a ver a sua antiga aldeia sempre que a seca no Minho se faz sentir de forma mais acentuada, como tem acontecido nos últimos meses. Em fevereiro o impacto da seca já permitia vislumbrar algumas das 40 casas de Aceredo.

Mas no último fim de semana, com a seca no Minho a atingir níveis cada vez mais preocupantes, Aceredo voltou a ressurgir.

Uma nova oportunidade para os seus antigos habitantes regressarem e voltarem a ver as suas casas, num momento emocionante.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório