Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Tribunal rejeita providência cautelar e mantém Urban Beach encerrado

O Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa rejeitou a providência cautelar interposta pelo proprietário da discoteca Urban Beach, que visava suspender a decisão do Ministério da Administração Interna (MAI) de encerrar do espaço, indicou hoje o ministério.

Tribunal rejeita providência cautelar e mantém Urban Beach encerrado
Notícias ao Minuto

22:15 - 17/11/17 por Lusa

País Agressão

"Foi indeferido pelo juiz o pedido de decretamento provisório da providência cautelar apresentada pelo Urban Beach. Significa, na prática, que mantém o despacho do MAI que determinou medida de polícia de encerramento provisório do estabelecimento. O MAI foi notificado esta tarde", explica a tutela, numa resposta enviada hoje à agência Lusa.

O grupo K, proprietário da discoteca Urban Beach, em Lisboa, tinha interposto, a 09 de novembro, um processo cautelar de suspensão de eficácia do ato administrativo do MAI, que ordenou, na madrugada de 03 de novembro, o encerramento daquele espaço de diversão noturna, durante meio ano.

A decisão do ministro da tutela, Eduardo Cabrita, surgiu após a divulgação de um vídeo com seguranças do estabelecimento a agredir dois jovens. A ordem de encerramento teve também por base as 38 queixas contra a discoteca Urban Beach apresentadas à PSP desde o início do ano por alegadas "práticas violentas ou atos de natureza discriminatória ou racista".

A ação judicial cautelar apresentada pelo grupo K junto do Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa tinha como réu o Ministério da Administração Interna e visava reverter a decisão da tutela, que mandou encerrar aquele espaço de diversão noturna durante seis meses.

Em causa neste processo estão agressões a dois jovens, por parte dos seguranças, em frente à discoteca, na zona de Santos, na madrugada de 01 de novembro.

O caso tornou-se público depois de ter começado a circular nas redes sociais um vídeo em que se veem as agressões, com as vítimas aparentemente indefesas e sem demonstrar resistência.

Dois dos seguranças envolvidos nas agressões aos jovens junto às instalações da discoteca, indiciados por tentativa de homicídio qualificado na forma tentada, estão desde quinta-feira em prisão domiciliária, depois de terem estado em prisão preventiva no estabelecimento prisional anexo à Polícia Judiciária de Lisboa desde o dia 04 de novembro, após primeiro interrogatório.

Um terceiro elemento, indiciado por um crime de ofensa à integridade física, está em liberdade, mas com proibição de contactar com as vítimas e com os coarguidos, além de estar impedido de exercer a atividade de segurança privada.

A empresa de segurança privada PSG, empregadora dos vigilantes indiciados, já anunciou que vai rescindir todos os contratos com estabelecimentos de diversão noturna para "se distanciar de situações semelhantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório