Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Urban Beach encerrado esta madrugada, após agressões de seguranças

A discoteca Urban Beach, em Lisboa, foi encerrada esta madrugada, após ordem do Ministério da Administração Interna.

Urban Beach encerrado esta madrugada, após agressões de seguranças
Notícias ao Minuto

08:28 - 03/11/17 por Inês André de Figueiredo

País MAI

O Ministério da Administração Interna (MAI) "determinou o encerramento do estabelecimento K Urban Beach, na sequência dos acontecimentos da madrugada de 1 de novembro", lê-se em comunicado enviado às redações.

Em causa estão as agressões, gravadas à porta da discoteca em Lisboa e tornadas públicas esta quarta-feira, bem como, esclarece o MAI, "as 38 queixas efetuadas à PSP sobre este estabelecimento ao longo do ano de 2017".

"A notificação do despacho do Ministro da Administração Interna foi feita cerca das 4h30 [desta sexta-feira] e o estabelecimento encerrado com a retirada das pessoas que se encontravam no interior", ordenou a tutela.

Entretanto, também esta madrugada, um dos seguranças envolvidos nas agressões foi detido por elementos da investigação criminal da PSP, avançou à agência Lusa fonte daquela força de segurança. De acordo com a mesma fonte, os restantes seguranças envolvidos continuam a ser procurados pela polícia, mas estão todos identificados.

As violentas agressões dos seguranças

Três seguranças do Urban Beach foram filmados a agredir violentamente dois jovens à porta da discoteca, na madrugada de 1 de novembro, depois de uma festa de Halloween que decorreu no estabelecimento.

Em causa estão elementos da empresa de segurança privada PSG. A empresa, que assume ser responsável "pela segurança do referido espaço", confirma ter tido "conhecimento das imagens divulgadas nas redes sociais, bem como nos órgãos de comunicação social,", garantindo que "desconhece por completo o que originou os atos ocorridos, comprometendo-se, no entanto, a tomar todas as diligências que se mostrem necessárias ao apuramento das responsabilidades e garantindo que os responsáveis serão punidos de forma exemplar".

Ao Notícias ao Minuto, a PSP de Lisboa confirmou que foi chamada ao local naquela mesma noite, assim como o INEM, que transportou duas pessoas para uma unidade hospitalar.

As redes sociais e os exemplos

As imagens chegaram à internet, às redes sociais e rapidamente se tornaram virais, partilhadas por milhares de pessoas. Foi o suficiente para que centenas de jovens recordassem episódios do género.

Esta não é a primeira vez que a discoteca lisboeta está no centro das atenções por agressões de seguranças. Em fevereiro do ano passado, duas jovens de 26 anos garantem ter sido agredidas pelos elementos de segurança, mas o caso acabou por não ter repercussões por não haver provas.

Contudo, sites de avaliação como o TripAdvisor ou o Google Reviews revelam a existência de outras agressões, em dias e festas diferentes, uma realidade também denunciada por vários jovens nas redes sociais.

A reação do Urban e o 'passa-culpas'

A discoteca lisboeta, perante toda a polémica, acabou por reagir em comunicado, onde ressalvou que "repudia veementemente" os factos ocorridos, sustentando que se trata de "um problema estritamente de segurança na via pública".

Os responsáveis da administração do Grupo K (ao qual pertence o Urban) referem ainda que "as imagens identificam de forma clara os agressores e o local onde tais eventos ocorreram", considerando que os responsáveis devem ser "severamente punidos".

Paulo Dâmaso, o presidente do conselho de administração, em declarações à RTP, anunciou mesmo que "a primeira decisão foi afastar as pessoas que foram identificadas".

Da internet até à decisão superior

As proporções do vídeo com as imagens chocantes levaram várias personalidades e entidades a reagir e a pedir que fossem tomadas decisões em relação aos seguranças, à empresa mas também à discoteca.

A Câmara de Lisboa pediu mesmo uma reunião com a secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, para analisar a situação de violência que ocorreu esta quarta-feira de madrugada.

E assim foi. Esta manhã, o Ministério da Administração Interna anunciou o encerramento durante a madrugada da discoteca Urban Beach, justificando o ato com as imagens divulgadas e também com as queixas recebidas ao longo do ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório