Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Corpos de vítimas portuguesas trasladados na segunda-feira

Vitimas de nacionalidade portuguesa vão regressar ao país em breve, garante Luís Carneiro.

Corpos de vítimas portuguesas trasladados na segunda-feira
Notícias ao Minuto

21:07 - 19/08/17 por Carolina Rico

País Ataque

Os corpos das duas vítimas portuguesas que esta quinta-feira morreram no atentado terrorista em Barcelona deverão ser repatriados na próxima segunda-feira, com apoio da Força Aérea portuguesa.

A garantia é deixada pelo secretário de Estado das Comunidades, Luís Carneiro, que confirmou ainda a identidade da jovem portuguesa, cuja morte foi noticiada este sábado.

O governo da Catalunha ofereceu-se para custear o transporte das vítimas para os respetivos países, mas o primeiro-ministro entendeu que "o Estado português não se deve alienar das suas responsabilidades".

Aos jornalistas na capital catalã, Luís Carneiro disse estão por identificar cinco corpos, não há indícios de mais vítimas lusas.

"No diálogo que tive com o secretário das Relações Exteriores do Governo catalão, foi-nos dito que ainda havia cinco vítimas mortais por identificar, e que em relação aos feridos, embora tenha sido feita uma triagem que foi várias vezes verificada, nas unidades hospitalares, não seria de excluir, que eventualmente pudesse aparecer mais algum ferido, mas até ao momento não havia registo de qualquer português, entre esses feridos", declarou.

Já foram realizadas as autópsias às duas vitimas portuguesas e falta apenas obter as certidões de óbito. Foi também assegurado acompanhamento psicológico da família, residente em Sintra.

As duas portuguesas, avó e neta, de 74 e 20 anos, respetivamente, tinham chegado poucas horas antes à cidade para umas férias e decidiram dar um passeio nas Ramblas, quando uma carrinha irrompeu a grande velocidade pela via pedonal.

Até ao momento há 14 mortos confirmados e mais de 130 feridos, incluindo 17 pessoas em estado considerado grave. Ao todo há 35 nacionalidades diferentes entre as vítimas diretas do ataque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório