Academia Barroca de Ambronay apresenta 'Dido e Eneias' hoje no CCB
A Academia Barroca Europeia de Ambronay regressa hoje ao Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, com a ópera 'Dido e Eneias', de Henry Purcell.
© Wikimedia Commons
País Ópera
A apresentação conta com a direção do maestro e tenor Paul Agnew, codiretor da academia para jovens cantores Le Jardin des Voix (O jardim das vozes).
A Academia Barroca Europeia de Ambronay foi criada em 1993, e aposta na educação e profissionalização de novos músicos na área da música barroca, num contexto de interpretação historicamente informada.
Cada espetáculo da academia reconstrói uma obra do repertório barroco, que é apresentada em várias salas de espetáculo, ao longo do continente europeu, em diferentes temporadas.
A ária final de 'Dido e Eneias' - o conhecido 'Lamento de Dido' - é descrito pelo CCB, na apresentação da obra, como "um dos mais espantosos lamentos compostos para ópera".
"A música ora acaricia a letra, ora lhe resiste, ilustrando o seu sentido ou transmitindo os seus limites", descreve o CCB.
'Dido e Eneias', a ópera, tem a 'Eneida', de Virgílio, como ponto de partida.
A ação decorre em Cartago, onde a rainha viúva Dido se apaixona por Eneias, refugiado na cidade depois de Troia ter sido destruída pelos gregos, e se suicida quando este a abandona.
A ópera de Henry Purcell, pioneiro do barroco inglês e da ópera britânica, será completada por excertos de "Dido", do compositor francês Henri Desmarest, nome do barroco tardio, que incide sobre o mesmo tema.
A récita tem início às 21h00, no Grande Auditório do CCB.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com