Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Academia Barroca de Ambronay apresenta 'Dido e Eneias' hoje no CCB

A Academia Barroca Europeia de Ambronay regressa hoje ao Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, com a ópera 'Dido e Eneias', de Henry Purcell.

Academia Barroca de Ambronay apresenta 'Dido e Eneias' hoje no CCB
Notícias ao Minuto

08:45 - 24/07/17 por Lusa

País Ópera

A apresentação conta com a direção do maestro e tenor Paul Agnew, codiretor da academia para jovens cantores Le Jardin des Voix (O jardim das vozes).

A Academia Barroca Europeia de Ambronay foi criada em 1993, e aposta na educação e profissionalização de novos músicos na área da música barroca, num contexto de interpretação historicamente informada.

Cada espetáculo da academia reconstrói uma obra do repertório barroco, que é apresentada em várias salas de espetáculo, ao longo do continente europeu, em diferentes temporadas.

A ária final de 'Dido e Eneias' - o conhecido 'Lamento de Dido' - é descrito pelo CCB, na apresentação da obra, como "um dos mais espantosos lamentos compostos para ópera".

"A música ora acaricia a letra, ora lhe resiste, ilustrando o seu sentido ou transmitindo os seus limites", descreve o CCB.

'Dido e Eneias', a ópera, tem a 'Eneida', de Virgílio, como ponto de partida.

A ação decorre em Cartago, onde a rainha viúva Dido se apaixona por Eneias, refugiado na cidade depois de Troia ter sido destruída pelos gregos, e se suicida quando este a abandona.

A ópera de Henry Purcell, pioneiro do barroco inglês e da ópera britânica, será completada por excertos de "Dido", do compositor francês Henri Desmarest, nome do barroco tardio, que incide sobre o mesmo tema.

A récita tem início às 21h00, no Grande Auditório do CCB.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório