Meteorologia

  • 17 AGOSTO 2017
Tempo
20º
MIN 19º MÁX 21º

Edição

Incêndio em Alijó: Aldeia de Chã evacuada

Chamas estão descontroladas.

Incêndio em Alijó: Aldeia de Chã evacuada
Notícias ao Minuto

18:21 - 16/07/17 por Melissa Lopes com Lusa

País Fogo

O incêndio que deflagrou no concelho de Alijó, que havia sido dado como controlado, reativou e está agora a colocar uma aldeia em perigo. Aldeia de Chã está a ser evacuada, tendo já ardido pelo menos três casas, conforme disseram os populares na antena da SIC. 

Apesar dos cerca de 300 operacionais no terreno, as chamas descontrolaram-se devido a reativações causadas pelo vento. Idosos e crianças já foram retiradas de casa pela GNR que continua a fazer esse trabalho.

As pessoas que foram retiradas são idosos ou pessoas com deficiência, não tendo sido evacuada nenhuma localidade "por inteiro", por o incêndio não apresentar ainda perigo para tal, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros de Alijó, José Carlos Rebelo.

Segundo o comandante, há algumas localidades que "estão na linha de fogo" e que poderão ficar ameaçadas pelas chamas, como é o caso de Carvalho e Casas da Terra.

No entanto, José Carlos Rebelo realçou que as chamas "ainda estão longe, a alguns quilómetros" de distância dessas localidades.

Até ao momento, as chamas já destruíram "alguns anexos e armazéns", bem como casas devolutas, não havendo registo de casas de primeira habitação afetadas, afirmou.

De acordo com o comandante dos Bombeiros de Alijó, "está muito difícil combater o fogo", registando-se ventos de "70 a 80 quilómetros por hora".

"Neste momento, todos os meios são necessários", vincou. Ao início da tarde, o fogo tinha sido dado como dominado, mas sofreu, entretanto, uma reativação.

Às 19:25, segundo a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil, encontravam-se no combate ao incêndio 300 operacionais, 87 viaturas e oito meios aéreos.

O alerta para as chamas foi dado às 01.55 de hoje e o fogo chegou a avançar em três frentes.Um bombeiro no local disse à agência Lusa que houve algumas viaturas que já arderam.

Antes, o presidente da Câmara Municipal de Alijó, Carlos Magalhães, havia dito à Lusa que o fogo estava a aproximar-se de uma adega onde estão guardadas "muitas aguardentes", sendo a prioridade dos bombeiros a proteção deste espaço.

O incêndio do concelho de Alijó ficou também marcado pelo acidente com um helicóptero que combatia as chamas. A aeronave caiu na barragem de Vila Chã, não resultando do acidente qualquer vítima a lamentar. O piloto "está bem" e não precisou de ser assistido, conforme disse ao Notícias ao Minuto fonte do CDOS de Vila Real. 

[Notícia atualizada às 19h40]

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório