António Vieira da Silva apresentou-se visivelmente consternado perante os jornalistas, após uma intensa reunião entre Governo, patrões e sindicatos para discutir o tema dos incêndios das últimas semanas e a questão das reformas antecipadas.
Questionado sobre vários assuntos relacionados com a catástrofe do distrito de Leiria, Vieira da Silva foi evasivo, mas deixou várias garantias de "o Governo está profundamente empenhado em saber tudo o que aconteceu".
As verbas de emergência da Segurança Social "estão a ser e serão desbloqueadas à medida que forem necessárias" e será feito "todo o possível" para garantir a recuperação dos negócios e dos empregos afetados.
Pedro Marques, Ministro das Infraestruturas, já está em Bruxelas a negociar apoios reforçados, mas enquanto a Comissão Europeia não dá luz verde aos pedidos, Vieira da Silva assegura que o Governo tentará investigar todos os detalhes e providenciar todas as informações às investigações independentes.
Sobre o cálculo de prejuízos, o Ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social garante que "é ainda prematuro" divulgar qualquer número.