Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Conheça os portugueses que concorrem na lista de Macron

Pelo menos seis nomes portugueses constam da lista de 428 candidatos às eleições legislativas em França apresentada hoje pelo movimento A República em Marcha, do presidente eleito Emmanuel Macron.

Conheça os portugueses que concorrem na lista de Macron
Notícias ao Minuto

19:03 - 11/05/17 por Lusa

País Legislativas

Paulo da Silva Moreira, de 52 anos, é candidato na primeira circunscrição de Yonne, no distrito da Borgonha, sendo um médico generalista e presidente da câmara de Treigny, a cerca de 200 quilómetros a sul de Paris.

Com um português fluente, Paulo da Silva Moreira, que nasceu em Cascais e veio para Paris com cinco anos, disse à Lusa que acredita que pode chegar à Assembleia francesa porque conta com o apoio da população, dos socialistas locais e até dos futebolistas.

"Tenho esperança porque na equipa tenho vários presidentes de câmara ligados à minha candidatura, tenho apoios de futebolistas, o clube de Auxerre joga na 2ª divisão. Não estou sozinho, tenho uma equipa que trabalha comigo e estou confiante. E quando nos candidatamos com a etiqueta da maioria presidencial temos uma hipótese acrescida", afirmou à Lusa o médico, agora candidato.

Antes das primárias do Partido Socialista (PS), Paulo da Silva Moreira tinha sido contactado para se candidatar "sob a bandeira socialista", mas após a vitória de Benoît Hamon decidiu aliar-se a Emmanuel Macron.

O franco-português tem uma casa em Portugal e vai "várias vezes por ano" ao país onde nasceu, tendo também "doentes portugueses" e mantendo uma ligação com a pequena comunidade portuguesa da sua região.

Outro nome português na lista do La Republique en Marche [A República em Marcha] é Dominique da Silva, um empresário de 48 anos, vereador na cidade de Moisselles, nos arredores de Paris, desde 2008, e candidato às eleições legislativas pela 7ª circunscrição do Val d´Oise, na região parisiense.

Dominique da Silva nasceu em França, tem dupla nacionalidade e raízes familiares em Barcelos e na Póvoa do Varzim, esperando contribuir para mudar a forma de fazer política porque "os eleitores hoje não confiam verdadeiramente nos políticos que têm experiência, querem reformas profundas e audaciosas".

"Estou confiante [em ganhar um assento parlamentar] porque o 'En Marche' abala todos os partidos políticos tradicionais. Decidi ser candidato porque espero mudar a forma de fazer política sem tomar em consideração o fosso entre a esquerda e a direita mas apenas a eficácia das medidas propostas", disse o candidato à agência Lusa.

De acordo com Jean-Paul Delevoye, presidente da comissão de nomeações do A República em Marcha, o movimento recebeu 19.000 candidaturas, tendo hoje sido apresentados 428 nomes, 95% dos quais não são deputados cessantes e metade dos quais nunca exerceu um mandato político.

Até à próxima quarta-feira, o movimento vai revelar os restantes 148 candidatos às legislativas.

A primeira volta das eleições legislativas vai realizar-se a 11 de junho e a segunda volta a 18 de junho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório