Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Abrimos a caixa de pandora das expressões portuguesas. São favas contadas

Certamente que já deu por si a utilizar expressões populares sem saber como é que tais frases vingaram na linguagem quotidiana. Também nós nos confrontámos com essa questão e decidimos tirar todas as dúvidas. Assim, fomos à biblioteca, requisitámos um livro e agora apresentamos-lhe as origens de 50 expressões que usamos no nosso dia a dia.

Notícias ao Minuto

08:40 - 14/04/17 por Patrícia Martins Carvalho

País Curiosidades

Vamos começar por pôr os pontos nos is. Este artigo foi escrito tendo por base o livro ‘Nas Bocas do Mundo’ da autoria de Sérgio Luís de Carvalho, licenciado em História e com um mestrado em História Medieval.

Abrir o livro foi como abrir uma caixa de pandora, tendo em conta as descobertas que fizemos ao longo das mais de 200 páginas que compõem a obra.

Apesar do número elevado de páginas não fizemos um bicho de sete cabeças. Escolhemos as expressões mais XPTO e vamos agora espalhá-las aos quatro ventos. E garantimos que há coisas que são do arco da velha.

Mas calma, não pense que somos somíticos. Temos, na galeria acima, um conjunto de 50 expressões e das suas respetivas origens.

Esperamos que não tenha sido um erro crasso fazer este artigo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório