Meteorologia

  • 12 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 23º

Trabalhadores da Teleperformance em greve por aumento salarial

Os trabalhadores de call center da Teleperformance de Setúbal que pertencem à área do Barclaycard estão hoje em greve para reclamar um aumento salarial, mas a empresa garante que oferece "sempre o máximo de remuneração possível aos colaboradores".

Trabalhadores da Teleperformance em greve por aumento salarial
Notícias ao Minuto

14:49 - 06/02/17 por Lusa

País Call center

Em declarações à agência Lusa, o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores de Call Center (STCC), Manuel Afonso, explicou que "a greve dos trabalhadores da campanha Barclaycard Payments and Processing, da Teleperformance de Setúbal, em defesa do aumento do salário base para 750 euros [...] teve uma adesão de 100%".

O pré-aviso de greve abrange os 23 trabalhadores do 'call center' de Setúbal da Teleperformance, que trabalham para a Barclaycard.

Em comunicado, a Teleperformance Portugal contrapôs que "o dia está a decorrer de forma inteiramente normal": "Na empresa trabalham 7.600 pessoas e efetivamente registámos a ausência de 18 colaboradores que exigem o aumento [salarial] de 35%, mas que não tendo estes comunicado ainda o motivo, não sabemos quantos deles terão faltado por motivos pessoais".

O dirigente sindical Manuel Afonso explicou à Lusa que a empresa tem-se "manifestado intransigente e recusado o diálogo" com os trabalhadores.

Por sua vez, a Teleperformance Portugal argumenta que oferece "sempre o máximo de remuneração possível aos colaboradores".

"Nomeadamente, a retribuição oferecida pela empresa a cada um dos seus colaboradores é sempre pelo menos 20% superior ao definido na legislação respeitante ao salário mínimo nacional. A empresa assegura ainda um seguro de saúde, igual para todos, independentemente da sua função", adianta.

Cerca de 30 trabalhadores e representantes do sindicato concentraram-se hoje à porta das instalações da empresa, em Setúbal, tendo-se deslocado posteriormente à sede da companhia, no edifício Marconi, em Lisboa, onde se manifestam e exigirem que "a empresa abandone a sua intransigência e se abra ao diálogo".

"Queremos que a Teleperformance Portugal, a maior empresa de 'call center' do país, se digne receber o sindicato e os trabalhadores para dialogar, se não deixaremos uma carta com as nossas reivindicações", sublinhou o sindicalista.

Os trabalhadores exigem também serem "contratados diretamente" pela Teleperformance Portugal e "não pela Emprecede", uma empresa que qualificam de "fantasma".

No comunicado, a Teleperformance Portugal refere que nos últimos quatro anos se tornou num dos maiores empregadores nacionais e um dos maiores exportadores de serviços do país.

"Graças a isso, foram criadas muitas oportunidades de carreira, sendo que, só no ano passado, foram promovidos cerca de 300 colaboradores. Foram também criados 5.600 postos de trabalho, resultantes de uma grande aposta na celebração de contratos internacionais, que têm permitido o crescimento sustentado da organização", lembra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório