Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 28º

Advogado de Sócrates: "MP saltita de tese em tese até encontrar alguma"

João Araújo considerou “falsas” as mais recentes suspeitas noticiadas que poderiam ligar José Sócrates a Ricardo Salgado. E apontou críticas ao Ministério Público (MP).

Advogado de Sócrates: "MP saltita de tese em tese até encontrar alguma"
Notícias ao Minuto

23:58 - 01/02/17 por Pedro Filipe Pina

País João Araújo

João Araújo foi esta noite entrevistado na antena da SIC, numa altura em que se fala da ligação de Helder Bataglia à Operação Marquês como denunciante, segundo o que avançou o semanário Expresso.

“É ou não verdade que José Sócrates, a troco de decisões políticas favoráveis ao GES, recebeu através de Carlos Santos Silva 17,5 milhões de euros?” questionou a jornalista no início da entrevista, ao que o advogado do antigo primeiro-ministro respondeu que “o dinheiro que existe em nome do Carlos Santos Silva pertence a Carlos Santos Silva. Não pertence, nem nunca pertenceu ao engenheiro José Sócrates. Isso não é uma mera afirmação minha. Está documentado nos atos”.

Tudo isto assenta numa mentira inicial: o dinheiro de Carlos Santos Silva pertence a José Sócrates”, criticou, acrescentando que Sócrates “não conhece” o depoimento de Helder Bataglia. “O que conhece é de ler os jornais”, especificou.

Sobre as relações entre empresário e antigo governante, diz ainda João Araújo que Sócrates conhece Bataglia “em âmbito meramente social, embora tenha alguma relação familiar vaga”, que desvalorizou.

Estes depoimentos recentemente noticiados “não reforçam a tese do MP porque o MP não tem tese nenhuma. Saltita de tese em tese até encontrar alguma”, criticou ainda, acrescentando que “há um conjunto de informações que andam para aí a voar mas que a Defesa não conhece. Isto é uma fraude à lei”, criticou.

Nesta entrevista, João Araújo voltou a considerar que se tratam de “histórias e historietas falas” e queixa-se mais uma vez de falta de acesso “à integridade do processo”.

“Ainda ontem foi notificado um despacho do Procurador da República titular do processo, dando-me acesso a mais dois volumes dos autos mas restringindo um número considerável de informação”, acusou, referindo que esta é uma situação que considera “inaceitável para qualquer pessoa”.

Sobre Ricardo Salgado, antigo líder do extinto BES, e a relação com o seu cliente, diz ainda o advogado de Sócrates que o ex-primeiro-ministro “conhece vagamente Ricardo Salgado”, sendo que as relações entre ambos foram “meramente institucionais” no tempo em que Sócrates era primeiro-ministro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório