Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Há mais 25 Unidades de Saúde Familiar "com maior disponibilidade"

Mais unidades integram agora modelo B de atividade , que significa que garante "maior disponibilidade e flexibilidade".

Há mais 25 Unidades de Saúde Familiar "com maior disponibilidade"
Notícias ao Minuto

11:47 - 11/01/17 por Andrea Pinto

País Transição

Em 2016, vinte e cinco Unidades de Saúde Familiar (USF) iniciaram a sua atividade no modelo B. Com este valor, regista-se uma taxa de execução de 100% face ao objetivo traçado.

O modelo B de USF é aquele em que equipas com maior amadurecimento organizacional e maiores exigências de contratualização garantem maior disponibilidade e flexibilidade para atingir níveis avançados de acesso para os utentes, elevado desempenho clínico e eficiência económica, explica em comunicado o gabinete do secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Este processo de transição, que registou este ano o maior aumento dos últimos anos, e se distribui por todas as Administrações Regionais de Saúde, permite um ganho de cobertura de mais 10.369 cidadãos, com atribuição de uma equipa de saúde familiar e efetivos ganhos assistenciais.

No mesmo período foram também criadas trinta novas USF modelo A, que passaram a cobrir mais 53.798 utentes do que as Unidades de Cuidados de Saúde Primários (UCSP) que as antecederam.

O governo refere que com estas iniciativas mostra a sua aposta na “reforma dos Cuidados de Saúde Primários, fundamental para a promoção da equidade e garantia da sustentabilidade do Serviço Nacional Saúde”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório